Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Vai arrendar casa pela primeira vez? Explicamos tudo o que deve ter em conta



Se eu tiver um apartamento para alugar pela primeira vez, preciso observar alguns procedimentos para que tudo decorra da melhor forma possível. 

 

 

Ter cuidado com a seleção do inquilino

A escolha do meu futuro inquilino é um processo ao qual devo dedicar a maior atenção. Pessoas que não mereçam confiança, ou que não disponham da capacidade financeira necessária, poderão vir a tornar-se um pesadelo.

Preciso de reunir o maior número possível de informações sobre a situação profissional do inquilino, suas características pessoais e a sua situação face à lei. Devo, também, escutar opiniões de pessoas idôneas que tenham convivido com a pessoa em questão e que possam oferecer uma opinião verídica acerca do candidato.

 

Fazer análise do mercado

Para ter uma noção real do valor a cobrar pelo arrendamento da minha casa, tenho de saber quais os preços que regem o mercado. Posso pesquisar na internet, em revistas especializadas, ou consultar anúncios de arrendamentos em jornais.

 

É muito importante comparar preços e condições. Por exemplo: Quanto cobram outros senhorios por casas semelhantes à minha? Qual o valor do arrendamento na zona onde tenho a minha casa para arrendar?

 

Conhecer o processo burocrático

É natural que se for a minha primeira vez enquanto senhorio, não conheça ao pormenor tudo o relativo à documentação, normativa legal e demais afins. Para isso, posso buscar apoio perto de uma agência imobiliária, ou de um advogado especializado.

Existem diversas agências que se encarregam de toda a burocracia inerente ao arrendamento de imóveis: seleção de inquilinos, documentação exigida e celebração de contratos. Claro que o serviço da agência ou do advogado será pago e constará como um encargo financeiro para mim. No entanto, poderá ser uma ajuda preciosa que me poupará tempo e alguns dissabores.

 

Honestidade

Se vou ser senhorio, então devo ser honesto. Até porque a publicidade de boca em boca é muito importante, e posso vir a ter alguma dificuldade em encontrar novos inquilinos, se ficar com fama de injusto, trapaceiro ou desonesto. Preciso de cumprir com as minhas obrigações, sejam elas legais (celebração de contrato de arrendamento válido), ou sociais (manutenção das condições de habitabilidade do meu imóvel arrendado).

 

Garantir os meus direitos

Arrendar uma casa deve ser um negócio rentável e, por isso, tenho que assegurar os meus direitos enquanto senhorio. Devo cuidar para que sejam respeitados e cumpridos os pagamentos do aluguel, na quantia e nas datas contratadas. Não devo abrir mão do direito de confirmar (em caso de suspeita, e dentro do estipulado em contrato) o uso que o inquilino dá à minha casa, e as condições em que mantém o imóvel.

 

Cobertura jurídica

Posso recorrer a apoio jurídico, para auxílio em caso de conflito com o meu inquilino. Tenho de me munir de todas as informações legais capazes de me ajudar a superar quaisquer litígios surgidos durante o arrendamento. Para esse efeito, posso consultar um advogado especializado especializado em arrendamento habitacional, ou posso informar-me perto de organismos próprios ( Portal da Habitação, etc).

 

Conhecimento da realidade 

Muito importante é não perder a noção da realidade. O mercado do arrendamento, muito embora seja uma área em crecimento, acarreta muitas responsabilidades. Nem tudo será lucro. Muitas vezes, terei prejuízos, outras vezes terei dores de cabeça.

 

É natural que o meu imóvel sofra alguns danos, ou que eu precise de resolver litígios com alguns inquilinos. Com o passar do tempo, ganharei experiência nessas áreas sensíveis. Não devo desanimar com as dificuldades, nem deixar-me levar pelas expectativas.

 

 Arrendar a minha casa pela primeira vez poderá ser uma excelente experiência. Tudo vai depender da sorte, mas também dos cuidados que tiver durante o processo. 





No Comments

Add Comment