Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Truques para evitar inquilinos inadimplentes



Inquilinos inadimplentes são um risco para qualquer senhorio. Muitas pessoas, por inúmeros motivos, acabam por não cumprir as suas obrigações e colocar o proprietário da habitação numa situação complexa. Venha conhecer alguns truques para evitar inquilinos inadimplentes.

O número de inquilinos devedores é uma preocupação para quem deseja viver do arrendamento de habitações ou retirar, daqui, uma renda passiva.

Muitas vezes, a intenção de quem arrenda uma casa não possa pelo incumprimento mas as situações económicas atuais - onde o desemprego e a precariedade salarial existem; e onde, cada vez mais, os portugueses se vêm com inúmeras obrigações para cumprir, entre as várias despesas familiares e os créditos – pode dificultar o pagamento e gerar a inadimplência de que falamos, isto é: o incumprimento das obrigações para com o senhorio.

 

 

Por norma, o pagamento por parte do locatário acontece por razões severas e não por má intenção. Na hora da cobrança, ter isto em consideração pode ser fulcral; sendo ainda mais importante evitar que a situação atinja este patamar.

Venha saber alguns truques para evitar os inquilinos inadimplentes.

 

1. Inclua um valor de caução no contrato de arrendamento

No contrato de arrendamento, o senhorio pode fazer algumas exigências que ajudam a assegurar que o locatário não será inadimplente.

Uma das medidas que pode aplicar e que ajudarão a evitar situações de incumprimento é a inclusão de um valor de caução (usualmente equivalente a uma renda mensal) no momento de entrada para a casa.

Esta é uma forma de garantir uma maior segurança quando à fluidez económica do seu arrendatário e, em simultâneo, de garantir que, caso o inquilino não tenha cumprido alguma das suas obrigações, pode reter algum dinheiro e cobrir ou minorar os seus prejuízos.

 

2. Peça fiadores ou garantia bancária

Os fiadores são também uma boa forma de garantir o seu retorno económico no que diz respeito à renda.

Um fiador é, no fundo, alguém que garante que, em caso de incumprimento por parte do inquilino, o valor devido será restituído ao senhorio, já que esta terceira parte assegurará o mesmo.

Ainda que o inquilino não tenha um fiador, este poderá também recorrer a uma garantia bancária, uma garantia que pode ter ou não um prazo de validade e que funciona como uma caução, sem retenção prévia de valor.

Apresentando-se como uma forma de créditos sem outros custos associados senão os das comissões, este pode garantir que o pagamento ao senhorio será realizado, mediante o acesso direto à conta do salário do seu cliente.

 

3. Avalie os rendimentos do inquilino

Se vai arrendar uma habitação, tem o direito de pedir algumas garantias. Como tal, pode pedir que o futuro inquilino apresente uma declaração de rendimentos ou o seu último IRS, para que saiba, com certezas, que este tem a possibilidade de pagar o valor contratado para o arrendamento.

 

4. Crie uma boa relação com o inquilino

Ainda que possa parecer supérfluo, a verdade é que o estabelecimento de boas relações interpessoais com o inquilino pode fazer a diferença.

Esta relação não precisa obrigatoriamente de ser de proximidade ou amizade mas pode ser estabelecida com gestos simples como através de mensagens em datas festivas (como o aniversário do mesmo, o Natal ou o Ano Novo).

Mostrando este tipo de preocupação irá criar, no arrendatário, um maior sentido de obrigação no que concerne ao pagamento da renda.

 

5. Faça o envio dos recibos ao inquilino

A gestão adequada de todos os aspetos relacionados com as finanças de um arrendamento pode fazer com que o inquilino sinta maior pressão para cumprir a sua parte.

Neste caso, o envio dos recibos pode servir de demonstrativo de confiança e criar um sentido de urgência sobre o pagamento atempado das rendas.





No Comments

Add Comment