Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Teletrabalho: como ser produtivo em casa



O teletrabalho tem vindo a tornar-se uma realidade para muitas pessoas, devido ao atual contexto de pandemia. Se, para algumas, a adaptação foi simples, outras sentem a necessidade de procurar estratégias para conquistar a produtividade desejada neste novo contexto. Saiba como pode ser produtivo em casa durante o teletrabalho.

O sonho de muitas pessoas é trabalhar em regime de Home Office. Ainda assim, para quem está habituado às dinâmicas quotidianas de trabalho em ambiente laboral, trabalhar em casa pode oferecer desafios que criam obstáculos efetivos e minam a produtividade.

O ambiente doméstico está, para muitas pessoas, associado a momentos familiares ou de descanso e lazer. Assim, fora do escritório e num ambiente pessoal, é natural que sinta que está rodeado de tarefas do quotidiano e elementos distrativos que facilmente podem transformar-se em antagonistas e fazer com que seja menos produtivo.

A mudança na rotina e na forma de trabalho, no entanto, é algo que poderá combater com a aplicação de algumas estratégias que promovam a produtividade, mesmo em teletrabalho.

 

 

O foco na atividade profissional pode ser estimulado através de pequenas mudanças no espaço e da introdução de novas rotinas que ajudem a melhorar a sua capacidade física e psicológica e facilitem a adaptação a esta nova realidade.

Fique a saber as melhores formas para ser produtivo em teletrabalho.

1. Crie um espaço de trabalho multifuncional

A sua casa pode ser adaptada para que a alteração dos seus hábitos seja menos agressiva e a sua produtividade melhore. A primeira coisa a fazer neste contexto é, por isso, criar um espaço especialmente dedicado à sua atividade profissional, ainda que utilize, para tal, uma divisão que também tenha outros propósitos e usos.

A criação de um espaço de trabalho numa divisão sossegada e bem iluminada, onde consiga fechar a porta e isolar-se do ambiente familiar é ideal para melhorar a produtividade em teletrabalho.

Este espaço multifuncional deve conter todos os elementos de que necessita, para que não tenha de se levantar para aceder aos mesmos e deve, também, estar livre de objetos distrativos.

 

2. Procure manter-se confortável (mas não em demasia)

Para que possa trabalhar convenientemente é importante que tenha algum nível de conforto. Uma cadeira ergonómica ou na qual consiga permanecer durante horas sem sentir dores no corpo é fundamental para que não se distraia com as sensações de desconforto.

Ainda que o conforto do seu espaço de trabalho seja fundamental, este não deve confundir-se com relaxamento, já que algum tipo de poltrona ou sofá poderá ter um efeito contrário, fazendo com que se sinta sonolento ou menos produtivo.

A melhor forma de manter a produtividade será a procura por assentos que o obriguem a manter uma boa postura corporal, sem o levar a um estado de inércia.

 

3. Tente reduzir o stress através da alimentação e suplementos

O teletrabalho está atualmente muito ligado a estados emocionais de ansiedade e stress e combater estas emoções pode ajudar a que conquiste o bem-estar necessário para trabalhar.

Uma alimentação saudável e até a introdução de elementos relaxantes, como suplementos naturais, pode ajudar no combate ao stress e à ansiedade, estimulando a capacidade de trabalho.

 

4. Crie um plano de trabalho diário

Para que a produtividade exista, é muito útil ter um planeamento da rotina laboral e, por isso, mesmo em teletrabalho, recomenda-se que estipule um horário de trabalho para si e que crie um plano com as tarefas que tem de cumprir dentro desse horário.

A criação de um plano de trabalho diário ajudará na gestão da sua vida profissional e pessoal, mesmo quando ambas se encontram no mesmo ambiente: a sua casa.

Além de ser útil para si, a criação destes horários é também importante na gestão familiar, para que o seu agregado saiba em que horas não deve interrompê-lo.

 


 





No Comments

Add Comment