Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Salão: como manter a ordem e a limpeza



A sala é um dos ambientes mais utilizados de uma casa, pois possui uma característica multiuso e funciona tanto para receber pessoas como também para relaxar no sofá, lendo um livro ou assistindo a um bom filme. Portanto, é fundamental deixar o cômodo sempre limpo e organizado, e para ajudar nessa tarefa, a seguir estão algumas dicas valiosas sobre como manter a ordem e aproveitar ao máximo a sala de casa.

1) Mantenha tudo no lugar

Em muitos casos, é comum largar objetos na sala que não pertencem ao ambiente, como bolsas, sapatos, guarda-chuva, carregador, canecas, etc, os quais além de ocuparem espaço, acabam criando uma bagunça evitável e difícil de organizar com a correria do dia a dia. Sendo assim, é importante guardar esses objetos logo ao notar que eles não estão onde deveriam, o que impede que a desorganização cresça de forma contínua.

2) Divida o cômodo em diferentes ambientes

Atualmente, como as casas e apartamentos estão cada vez menores, é comum que haja cômodos integrados, como uma única sala que reúne a sala de jantar e estar, e às vezes até mesmo a cozinha. No entanto, um dos problemas dessa tendência é que as pessoas acabam misturando as finalidades de cada cômodo, e passam a jantar na sala de estar e fazer tarefas tipicamente da cozinha na sala, e vice-versa, o que acaba acumulando a bagunça e desordem. Para evitar que isso aconteça, a dica é dividir os cômodos de forma bem definida e não deixar que eles se misturem.

3) Estabeleça algumas regras de convivência

Para manter a ordem na sala em casas com duas ou mais pessoas é preciso criar algumas regras para que a bagunça não tome grandes proporções e todos os moradores da residência convivam em harmonia. Desse modo, o ideal é estabelecer de antemão se é ou não permitido entrar na sala calçando sapatos, ou comer no sofá, por exemplo. O principal nesse aspecto é garantir que todos da casa estejam de acordo sobre o que fazer e não fazer.

4) Dê preferência aos móveis planejados

Salas de todos os tamanhos, especialmente as menores, podem se beneficiar muito dos móveis planejados, pois os mesmos se encaixam melhor ao espaço disponível e tornam o ambiente mais funcional. Esses benefícios acabam ajudando na organização do cômodo, contribuindo para deixá-lo mais elegante e confortável, não apenas para os moradores como também para as visitas.

5) Faça limpezas periódicas

Poucas situações são mais relaxantes do que voltar para casa após um longo dia de trabalho e poder descansar na sala, usufruindo todo o conforto que esse ambiente tem a oferecer. No entanto, para que isso seja possível, é importante que a sala esteja sempre arrumada. Para isso, é preciso limpar o espaço de forma periódica, retirar a poeira, garantir que as janelas fiquem abertas por algum tempo para arejar o ambiente e evitar os riscos de mofo. Assim, é possível ficar muito mais a vontade e aproveitar plenamente o cômodo.

 6) Não entulhar o ambiente com objetos demais

Grande parte dos profissionais que trabalham com organização concordam que a sala não deve ser decorada com exagero, pois muitos objetos dificultam a arrumação e contribuem para a bagunça no ambiente. Acumular objetos desnecessários é algo que apenas ocupará mais espaço e deixará a impressão de que o cômodo está em uma constante desordem. Além disso, ter muitos objetos espalhados também dificulta quando é necessário encontrar o que realmente precisamos. Portanto, para ter um ambiente aconchegante e harmonioso, a dica de ouro é: menos é mais.







No Comments

Add Comment