Reabilitar para arrendar pode ser importante para melhorar o valor da habitação e conseguir rentabilizar melhor a sua casa. Conheça 6 dicas essenciais para reabilitar para arrendar.
Se vai arrendar a sua propriedade e deseja retirar os melhores rendimentos mensais possíveis com o aluguer, a melhor forma de o garantir será reabilitar para arrendar.
A reabilitação de habitações é um processo que engloba várias coisas e que, no final, ainda que envolva um investimento inicial, pode traduzir-se num lucro muito melhor para o proprietário.

Desde apoios legais, passando por pequenas obras ou pela substituição de alguns elementos elétricos e de mobiliário, são várias as formas como um futuro senhorio pode garantir que oferece ao inquilino uma habitação pela qual ele, com satisfação, estará disposto a pagar uma renda superior.
Venha conhecer algumas dicas essenciais para quem quer arrendar casa, que pode conquistar através de um processo de reabilitação.
Dica 1: Explore as possibilidades de financiamento
O Estado tem criado várias plataformas de apoio ao arrendamento e, entre estes, incluem-se alguns fundos de financiamento para a recuperação de imóveis e edifícios em algumas das zonas urbanas do nosso país.
Vale a pena explorar as possibilidades de financiamento para saber se pode usufruir destas para melhorar a sua habitação e o seu potencial de arrendamento rentável.
Dica 2: Melhore a casa ao nível energético
Os certificados energéticos são, agora, obrigatórios para as propriedades para venda ou arrendamento e este documento pode ser essencial para elevar o valor da habitação.
Quanto melhor for a sua habitação, a nível energético, mais facilmente conseguirá arrendá-la por um preço que seja justo e benéfico para si.
Dica 3: Dê um novo visual à casa
Se vai arrendar a sua casa, a reabilitação desta também tem uma componente visual muito importante.
Uma casa com rachas nas paredes ou que necessite de ser pintada parece sempre menos apelativa, o que baixa o seu valor aos olhos do consumidor, fazendo com que o seu valor de mercado também seja inferior.
Procure resolver os problemas que a casa possa ter à primeira vista, para a valorizar e conseguir, por ela, um valor de renda mais justo.
Dica 4: Não se esqueça das questões práticas
Humidade, problemas de canalização ou no sistema elétrico são bastante problemáticos, principalmente quando é o proprietário de uma casa para arrendar.
Além de os sinais de humidade – como bolor ou manchas nas paredes e teto – criarem uma imagem negativa para a casa, a resolução de problemas relacionados com a tubagem ou com o sistema de eletricidade acabarão por se manifestar mais tarde, quando a casa estiver habitada, podendo essa manifestação ser mais severa e implicar custos maiores.
Lembre-se que facilmente pode acontecer, derivado de problemas nestas instalações, uma inundação ou um curto-circuito, sendo que a responsabilidade pelo arranjo (então mais dispendioso) ficará a seu encargo.
Dica 5: Substitua eletrodomésticos avariados
No caso de arrendar a sua casa equipada, deve verificar se todos os equipamentos estão a funcionar corretamente.
Eletrodomésticos como o fogão, o forno, a máquina da louça, a máquina da roupa, o frigorífico ou eventualmente o micro-ondas devem estar em perfeito funcionamento para valorizar a habitação.
Dica 6: Aposte no Home Staging
Se vai arrendar a sua casa mobilada, a técnica de Home Staging pode e deve fazer parte dos seus planos de reabilitação.
Procure criar, na casa, ambientes impessoais mas que criem uma noção de conforto e bem-estar.
No caso de ter móveis muito danificados, procure substituí-los por outros, em melhor estado.
Este tipo de investimento compensa a longo prazo, na medida em que terá a possibilidade de valorizar a casa e pedir uma renda mais elevada.