Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Razões para alugar minha casa



Se tem uma propriedade vazia, esta pode ser uma boa oportunidade para a rentabilizar. Venha conhecer as principais razões para alugar a sua casa.

 

 

O mercado do arrendamento é um dos que tem, nos últimos anos, sofrido algumas melhorias. Estas não se devem apenas a uma menor oferta, que motiva uma procura mais intensa; mas também ao facto de se ter criado uma cultura de turismo ancorada nos arrendamentos de curto prazo.

Mesmo na atualidade, com um cenário de pandemia globalizado, o arrendamento continua a apresentar-se como uma boa opção para quem quer garantir que retira alguns rendimentos das suas propriedades sem uso.

Aproveitar um imóvel vazio e rentabilizá-lo, seja com um aluguer de curta duração ou de longa duração, é algo que pode apresentar variadas vantagens para os proprietários.

Hoje, apresentamos algumas das razões pelas quais poderá querer alugar a sua casa.

 

1. Oferta insuficiente e procura ativa

O mercado imobiliário foi um dos menos afetados pela crise, quer no que diz respeito à venda como ao arrendamento. Ainda assim, principalmente nas cidades mais povoadas do país, verifica-se que existem mais imóveis para comprar do que para arrendar.

Com uma oferta escassa e muita vezes insuficiente, o mercado do arrendamento conta com uma procura intensa, por parte de várias pessoas que não querem comprometer-se com a compra e necessitam de habitação.

Assim, principalmente se o seu imóvel se encontrar numa das principais cidades portuguesas ou nos seus arredores, pode conseguir retirar uma renda interessante do seu arrendamento.

 

2. Existem apoios para o arrendamento

Outra razão para arrendar casa, nos dias de hoje, é a forma como o próprio Estado se tem dedicado a criar estruturas de apoio para os proprietários.

Além de existirem fundos que permitem a reabilitação de habitações na região urbana e fundos específico para o restauro destes imóveis; existem também alguns benefícios que favorecem os senhorios que apliquem rendas acessíveis aos seus inquilinos, permitindo que, a nível tributário, existam vantagens.

Se explorar os apoios atualmente existentes, perceberá que poderá ter benefícios, principalmente se a sua habitação for para arrendamento de longo prazo e com renda acessível.

 

3. Poderá avaliar o potencial inquilino

Devido à imensa procura por habitações para arrendar, terá a possibilidade de avaliar o perfil de vários inquilinos potenciais e garantir, dentro dos possíveis, que o imóvel ficará entregue a uma pessoa de confiança.

Antes de escolher os inquilinos, é importante que tenha em consideração alguns documentos comprovativos da viabilidade financeira (tais como os últimos recibos ou a mais recente declaração de IRS) e poderá, também, pedir referências de senhorios anteriores.

Recomenda-se ainda que coloque alguns termos de arrendamento, como a entrega de uma caução e/ou a apresentação de fiadores.

 

4. Está protegido por lei

A lei portuguesa oferece proteção quer aos inquilinos como aos senhorios, sendo obrigatório que se firme um contrato legal de arrendamento.

Perante este documento, em caso de inadimplência do inquilino, estará totalmente protegido, podendo, segundo os termos legais, reaver o seu imóvel e eventuais rendas que possam estar em falta.

 

5. Casas habitadas deterioram-se menos

No caso de a sua habitação estar vazia, o mais provável é que esta comece a deteriorar-se, já que algumas estruturas, incluindo a canalização e os sistemas elétricos, tendem a sofrer maiores danos quando não são utilizados durante longos períodos de tempo.

Além disso, é expectável que um eventual inquilino, morando na habitação, promova a sua manutenção e conservação.

 

6. Terá sempre um fundo de maneio

Por fim, uma grande vantagem de alugar a sua casa é a conjetura económica atual, pautada, como sabemos, por uma grande instabilidade.

Ao arrendar o seu imóvel, saberá que tem, todos os meses, um valor de rendimento fixo, que poderá ser importante para garantir uma vida mais estável ou mais folgada em termos financeiros.





No Comments

Add Comment