Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Quem deve cuidar dos reparos em um apartamento alugado?



Quando se aluga um apartamento existem dúvidas que precisamos esclarecer. Uma das maiores diz respeito às obras de conservação do apartamento. É sobre isso que vamos falar aqui, hoje.

Obras de conservação ordinárias ou extraordinárias

Existem dois tipos de obras de conservação: as ordinárias e as extraordinárias.

As ordinárias dizem respeito a obras de desgaste de uso. Exemplo desse tipo são as obras de manutenção de canalização, as de limpeza e as de pintura.

As obras extraordinárias têm a ver com acidentes que possam ocorrer ou algumas fissuras nas paredes, por exemplo. Aqui também entram as obras que possam ser necessárias devido a uma construção com defeito.

Todas estas obras são da responsabilidade do senhorio e é sempre ele que deve tratar disso.

Obras de conservação que o inquilino pode e deve fazer

Por vezes o inquilino tem que fazer algumas obras. Isso acontece se o desgaste ou o problema foi causado por desleixo ou mau uso da sua parte. Além de ter a responsabilidade de fazer essas obras, é também da sua responsabilidade pagar todas as despesas inerentes a essa situação.

Quando o inquilino faz as obras e o senhorio paga

Algumas vezes pode acontecer que algumas obras são de caráter urgente e o senhorio não tem condições de poder fazer a obra nesse momento.

Nestes casos, o inquilino pode falar com o senhorio e chegar a um acordo: o inquilino faz as obras e o senhorio depois paga todas as despesas da forma que for acordada entre ambos. Nestes casos é de suma importância que os contratos sejam feitos por escrito para que ambas as partes fiquem protegidas nos seus interesses.

Obras urgentes ou coercivas

Em casos extremos, o senhorio pode não se predispor a fazer as obras de manutenção necessárias e colocar a qualidade de vida do inquilino em risco. Nestes casos, o poder jurídico apoia o inquilino e este pode fazer as obras. Para isso deve seguir todos os parâmetros legais que comprovem que o senhorio recusava-se a fazer as obras urgentes e que estas apenas foram feitas por extrema necessidade.

Nestes casos o senhorio deverá reembolsar a pessoa que alugou o seu apartamento e realizou essas obras.

De qualquer forma, o senhorio deverá ser sempre informado por parte do inquilino que este irá proceder às reparações necessárias àquela data.

E quando o apartamento é alugado com recheio?

A lei não diferencia se o apartamento está ou não com recheio. No entanto, caso queira alugar um apartamento já com recheio, ou seja, total ou parcialmente mobiliado, convém deixar escrito no contrato o que consta e descrever quem tem a responsabilidade de reparar em caso de algum problema.

Normalmente as obras de manutenção são a encargo do senhorio. No entanto, tal como as obras de manutenção do apartamento, aqui há também a responsabilidade do inquilino.

Todos os estragos que são feitos e que não têm a haver com o desgaste natural do uso, são da responsabilidade da pessoa que está a usar a mobília reparar.

Em modos de conclusão

As obras de remodelação e de manutenção dos apartamentos são da responsabilidade dos senhorios, sempre que sejam causadas pelo desgaste do tempo e do uso.

Qualquer problema que possa haver relacionado com o mau uso, é da responsabilidade do inquilino fazer o seu arranjo.







No Comments

Add Comment