Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Quantos euros preciso para viver em Portugal?



Viver em Portugal não é tão caro quanto em outros países da Europa. Mas também já foi mais barato... Vamos ver de quantos euros preciso para poder viver de forma digna em Portugal:

Primeiro tenho que ter em conta uma das mais importantes despesas, que é a da habitação. Tenho que decidir onde vou viver. Será que prefiro viver numa casa, num apartamento, ou num hotel? Vou escolher morar na cidade, no campo, ou perto da praia? É que todos estes fatores são decisivos para determinar de quantos euros vou precisar. A habitação em Portugal é bastante cara, e a oferta para arrendamento acessível é muito escassa. Terei de estar preparado para pagar quantias mais elevadas se tiver urgência em encontrar casa, e pouco tempo para procurar. Mas de qualquer forma, digamos que para fazer face às despesas de alojamento, precisarei de no mínimo 350 euros mensais.

Depois, tenho ainda de pagar a minha alimentação diária. Mais uma vez vou necessitar de escolher: Quero fazer as refeições num restaurante ou cervejaria? Vou optar por preparar a minha comida em casa? Se comer em casa, poupar dinheiro, mas terei mais trabalho e menos tempo livre. Seja como for, o melhor é colocar de parte 300 euros para enfrentar os custos com a alimentação durante um mês.

Outras despesas essenciais têm de ser tidas em conta, como os consumos de electricidade, água, gás, Internet, televisão por cabo. Estes pagamentos podem acrescer em muito os meus gastos. Precisarei de mais 150 euros para poder enfrentar todas essas contas.

Não posso esquecer de reservar algum dinheiro para custos com vestuário, calçado, cabeleireiro, e outros que considere importantes para cuidar da minha boa apresentação. Assim, posso ter de desembolsar mais 100 euros mensais.

E claro, existem as atividades lúdicas e de lazer às quais não me vou querer furtar. Cinema, teatro, museus, discotecas, ginásio, livros, revistas, um sem fim de coisas que me podem exigir mais cerca de 150 euros por mês.

Também convém ter uma reserva de dinheiro para fazer face a algum imprevisto que possa surgir. Problemas de saúde, avarias nos equipamentos de casa, eventuais acidentes pessoais, são autênticos sorvedouros de dinheiro. Será uma boa decisão ter pelo menos 100 euros mensais para uma emergência.

No fim de todos estes cálculos, irei precisar de cerca de 1.150 euros por mês, para viver em Portugal, de forma relativamente confortável. Mas claro, se conseguir economizar nas despesas que não são fixas, e se tiver controle nos meus gastos supérfluos, poderei viver com uma quantia bastante inferior.

Digamos que levando uma vida mais austera, e cortando em praticamente tudo o que não for obrigatório, me poderão ser suficientes cerca de 750 euros por mês. Com uma quantia tão reduzida, ficarei limitado a uma existência de praticamente sobrevivência diária. Mas devo ter em conta que muitas pessoas em Portugal vivem mais ou menos com essa quantia.

Tudo vai depender do tipo de vida que eu quiser levar, e das possibilidades financeiras que tiver. Contudo, Portugal apresenta diversas alternativas a nível de preços, e se eu fizer uma boa pesquisa de mercado, conseguirei certamente encontrar ofertas que me convenham.







No Comments

Add Comment