Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Quanto se gasta por mes para morar em Portugal?



Ao considerar morar em um país, é fundamental saber qual é o custo de vida no local para se planejar melhor e evitar surpresas. Pensando nisso, listamos a seguir os valores aproximados dos principais itens necessários para viver em Portugal.

Aluguel

Quando o assunto é custo de vida, o mesmo depende bastante da cidade escolhida, especialmente no que diz respeito ao aluguel. No caso de Portugal, a capital Lisboa é a opção mais cara devido a grande procura e as comodidades oferecidas, como o acesso facilitado via avião ou trem para várias outras grandes cidades europeias. Por essa razão, o aluguel de um pequeno apartamento de um quarto (T1), em uma região central, custa em média 860 euros, enquanto um apartamento de três quartos (T3) pode chegar a 1600 euros ao mês.

Na cidade do Porto, segunda maior do país, os preços são consideravelmente mais baixos, com o aluguel de apartamentos T1 por aproximadamente 670 euros, e imóveis T3 por cerca de 1170 euros.

Alimentação

Outro aspecto importante, que influencia diretamente no custo de vida, é o gasto com alimentação. De forma geral, os preços dos supermercados portugueses não apresentam muitas variações, pois o país não sofre com índices elevados de inflação. Um litro de leite, por exemplo, custa cerca de 0,60 euros, uma dúzia de ovos custa 1,70 euros, um quilo de filé de frango tem o valor aproximado de 5 euros, e uma garrafa de vinho custa 4 euros. Desse modo, um casal costuma gastar cerca de 250 euros com compras de mercado mensalmente, sem a inclusão de itens de luxo no carrinho.

Contas do apartamento

Depois do aluguel e da alimentação, as contas da casa também precisam ser analisadas com atenção para identificar qual é o custo de vida de um local. Em Portugal, as empresas que fornecem energia também costumam oferecer gás, o que permite contratar ambos de forma conjunta e conseguir preços mais atrativos. Em média, os gastos com energia de um casal que mora em um apartamento pequeno é de cerca de 80 euros mensais, mas o mesmo acaba sendo mais elevado durante os meses mais frios do ano, devido ao uso essencial do sistema de aquecimento.

O valor da conta de água, por sua vez, é algo que varia de cidade para cidade, pois as taxas são definidas pelo município, mas costuma ficar entre 20 e 30 euros por mês. No que diz respeito aos serviços de TV, internet e telefone, Portugal possui três grandes empresas, que são a Nos, Meo e Vodafone. Os valores praticados por elas são similares, com planos básicos de televisão e internet a partir de 35 euros. Com cerca de 50 euros já é possível contratar um serviço mais completo.

Transporte público

O transporte público no país é considerado como bom e acessível. Para aqueles que precisam utilizá-lo com frequência diária, a opção mais vantajosa é o passe mensal, que permite circular à vontade pela região. Em Lisboa, esse passe custa 40 euros, no Porto, 30 euros, e em Braga, entre 20 e 30 euros.

Saúde pública

O sistema de saúde pública em Portugal funciona a partir de um modelo de coparticipação, em que é preciso pagar pequenos valores ao utilizar os serviços. Uma consulta com um médico especialista, por exemplo, costuma custar entre 7 e 10 euros, enquanto o serviço de urgência de um hospital custa, em média, 20 euros.

Lazer

Em Portugal, o valor médio de um ingresso de cinema é entre 7 e 10 dólares, enquanto uma ida ao teatro custa cerca de 15 euros e um ingresso para um show possui valores a partir de 25 euros. Uma refeição em um restaurante, por sua vez, custa entre 30 e 35 euros, por casal.

 







No Comments

Add Comment