Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Quanto custa um apartamento de 2 quartos em Portugal?



Se eu tiver um apartamento de 2 quartos em Portugal, e estiver interessado em alugá-lo preciso de ter em conta alguns aspectos importantes:

A localização do meu apartamento será decisiva para poder apurar quanto posso pedir pelo seu aluguer. Por exemplo, se o meu imóvel estiver numa cidade, poderei cobrar uma renda mensal bem elevada. Se for numa zona rural, o preço terá de ser inferior.

Digamos que de momento, em Portugal, um apartamento com 2 quartos numa zona de cidade, pode ter um aluguer mensal de 800 euros. Se for numa das grandes cidades portuguesas, o preço poderá mesmo ser muito superior. Em Lisboa chegam a alugar casas com 2 quartos por mais de mil euros mensais. Numa zona rural, o aluguer da minha casa pode ser inferior, mas ainda assim rondará os 400 euros mensais.

Outro factor muito importante tem a ver com as dimensões do meu apartamento. Casas com quartos maiores, cozinhas espaçosas, e casas de banho de tamanho decente, poderão render aluguéis maiores. Por exemplo, um apartamento de 2 quartos grandes numa cidade, pode facilmente chegar aos 850 euros. Numa zona rural pode chegar aos 500 euros.

Também interessa a idade do meu imóvel. Apartamentos recentes valem mais dinheiro no mercado de arrendamento. Um apartamento moderno com 2 quartos, numa cidade pode render 900 euros, ainda que seja de dimensões pequenas. Casas antigas são normalmente alugadas por valores mais baixos (cerca de 700 euros), a não ser que sejam casas com arquitetura clássica, o que pode aumentar o valor do aluguer. Nas zonas rurais os valores são inferiores, mas sempre relacionados também com a idade do imóvel.

Tenho também que ter em conta o estado de conservação do apartamento. Poderei cobrar aluguéis mais elevados, se o imóvel estiver em impecável estado de manutenção. Pinturas, canalização, instalação elétrica, estado do pavimento, funcionalidade de portas, janelas, estores, fechaduras, são todos fatores que influenciam quanto o cliente estará disposto a pagar.

De uma forma geral, se o meu apartamento de 2 quartos estiver em bom estado de conservação, se possuir as dimensões desejáveis e estiver localizado num sítio agradável e tranquilo, facilmente poderei lucrar no mínimo 700 euros na cidade. Numa zona rural poderá lucrar cerca de 450 euros mensais.

Nos últimos tempos em Portugal, há quem opte por um estilo de aluguer múltiplo, que permite cobrar rendas ainda mais elevadas. Ou seja, em vez de alugar o meu apartamento de 2 quartos a um só inquilino, posso alugá-lo a vários inquilinos em simultâneo. Havendo mais pessoas a viver na mesma casa, existe maior facilidade em pagar aluguéis maiores, uma vez que repartida por todos, a renda não se torna um impedimento tão grande. Caso se decida por este tipo de arrendamento, poderei cobrar cerca de mil euros numa cidade, e cerca de 700 numa zona rural.

Muito importante é eu ter sempre muito cuidado para cumprir todos os requisitos legais de arrendamento. Se acontecer algum problema entre mim e os inquilinos, vou precisar de recorrer à justiça para obter uma solução.







No Comments

Add Comment