Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Quanto custa um aluguel mais barato em Portugal?



Com a pandemia e suas consequências econômicas, o valor médio dos aluguéis no país sofreu uma queda de aproximadamente 6% no final de 2021, em relação ao ano anterior. Porém, de forma geral, o custo dos aluguéis em Portugal passou por um aumento considerável ao longo da última década, devido à procura cada vez maior de imigrantes estrangeiros que decidiram se mudar para o país.

 Quais fatores influenciam no valor de aluguel em Portugal?

Os preços pelos imóveis dependem das características de cada propriedade, incluindo há quanto tempo a mesma foi construída e se está conservada ou reformada. Outro aspecto muito importante é a localização, tendo em vista que algumas cidades possuem uma demanda considerável e crescente, por oferecerem uma ótima infraestrutura e qualidade de vida, enquanto outras, geralmente cidades menores, não possuem uma procura tão grande. Na capital Lisboa, por exemplo, o mais provável é que os valores sejam altos, enquanto nas cidades do interior do país, os preços são mais em conta.

Além disso, um fator que influencia diretamente nos valores de aluguel em Portugal é se a propriedade está ou não mobiliada. No geral, é comum encontrar imóveis já mobiliados, especialmente nas cidades de médio e grande porte. Como não poderia deixar de ser, o espaço e o número de cômodos da casa ou apartamento também impactam no preço final do aluguel, pois quanto maior é o local, mais caro será o seu aluguel.

 Preço médio dos aluguéis em Portugal

 - Região Norte

 1)  Porto 

Segunda maior cidade portuguesa, o valor de um apartamento estilo T1 (um quarto) na cidade é de cerca de 600 euros, enquanto um T2 (dois quartos), mais espaçoso, costuma ser alugado por uma média de 800 euros. Casas de dois quartos, por sua vez, por oferecerem menos opções, possuem um custo médio consideravelmente mais caro, chegando a custar cerca de 1700 euros.

 2)  Braga 

Próxima do Porto, também ao Norte do país, está a cidade de Braga, com cerca de 200 mil habitantes. Nela, os apartamentos T1 podem ser encontrados a partir de 450 euros, ao tempo em que os T2 são ofertados por cerca de 650 euros, e as casas de dois quartos a partir de 800 euros.

 - Região Central

 1)  Coimbra 

Em Coimbra, no centro de Portugal, que é conhecida por ser uma cidade universitária, com ótima infraestrutura e uma vida noturna animada, o aluguel dos apartamentos estilo T1 custa por volta de 500 euros, enquanto os apartamentos T2 ficam em torno de 625 euros ao mês.

 2)  Aveiro

Na cidade de Aveiro, também na região central do país, os valores médios de um apartamento T1 são de 550 euros, ao tempo em que os apartamentos T2 custam cerca de 750 euros mensais. Por ser uma região litorânea, não é nada fácil encontrar casas para locação em Aveiro, e as mesmas costumam ser ofertadas por valores significativamente mais altos.

 - Região metropolitana de Lisboa

 1)  Lisboa 

Devido ao grande número de opções disponíveis, Lisboa oferece uma imensa variação nos preços dos aluguéis. No caso dos apartamentos T1, é possível encontrar imóveis a partir de 500 euros, desde que em áreas menos badaladas da capital portuguesa e com uma área interna entre 30 e 40 m². Apartamentos T2 nessas mesmas condições, apenas um pouco maiores, costumam ser ofertados a partir de 680 euros.

 2)  Cascais

No litoral e bem próximo a Lisboa, Cascais é uma região muito valorizada, com um charme admirável e infraestrutura de excelente qualidade. Esses fatores fazem com que o valor dos aluguéis na região sejam elevados, com apartamentos T1 ofertados por cerca de 680 euros, e T2 a partir de 900 euros. As casas, por sua vez, costumam custar entre 2 mil e 5 mil euros mensais.







No Comments

Add Comment