Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Qual o procedimento para alugar um apartamento?



Se eu quiser alugar um apartamento tenho muito onde escolher. O mercado de arrendamento disponibilza bastante oferta, e segundo as minhas preferências poderei facilmente descobrir algo que me convenha.

Primeiro do que tudo preciso saber muito bem qual o género de apartamento que mais me convém. É importante pensar se gosto mais de viver na cidade ou no campo, se procuro um bairro movimentado, ou se prefiro lugares mais tranquilos. Dentro de cada possível local há uma enorme escolha de apartamentos para alugar.

Depois de ter escolhido o local aonde quero alugar o apartamento, preciso também saber se me interessa uma casa maior ou mais pequena, com ou sem varanda, num prédio com muitos outros inquilinos, ou num edificio menos populado.

 

Ano de construção do prédio

A idade da construção também é importante para o apartamento que vou alugar. Se for num prédio antigo, é natural que o apartamento precise de algumas obras de restauro, ou que apresente problemas de alguma índole, como infiltrações de água da chuva ou acumulação de humidades. Devo ter em atenção o estado geral de conservação do apartamento, principalmente se este estiver num prédio com bastantes anos de vida.

 

 

 

Localização da casa em arrendamento

Outro procedimento importante é também analisar a localização do apartamento antes de assumir responsabilidades com contratos de aluguer. Convém dar uma boa vista de olhos em redor, para despistar possíveis focos de probemas futuros. A evitar estão apartamentos perto de auto-estradas ou aeroportos, na proximidade de estabelecimentos de vida nocturna com todo o ruído que eles implicam,e situados em bairros com um índice de criminalidade preocupante.

Também convém procurar saber quem serão os meus vizinhos próximos. Famílias muito numerosas, ou que possuam animais domésticos em casa, ou com várias crianças de tenra idade, podem tornar-se em vizinhos muito barulhentos que boicotarão as horas de sossego a que tenho direito. Por outro lado apartamentos situados em prédios habitados por gente muito jovem podem ser locais pouco tranquilos, e com pouco sossego.

 

Quanto estou disposto a pagar?

Claro que a questão de quanto estou disposto a pagar por mês pelo apartamento que vou alugar é um factor decisivo. Se eu tiver possibilidades de pagar um aluguer elevado, então posso ser mais exigente e terei um leque de escolha muito mais amplo. Se pelo contrário, o meu orçamento for muito limitado, terei que me contentar com um apartamento que poderá estar aquém do que pretendo. Ter a noção da realidade é importantíssimo no que diz respeito ao aluger de apartamentos.

Para não me comprometer financeiramente arriscando um aluguer superior às minhas posses, posso estabelecer um limite na quantia que irei pagar. Assim, em muitos casos aplica-se a regra do "um terço". Quer isto dizer que não devo gastar mais do que um terço do meu rendimento mensal no pagamento do aluger do apartamento. Manda o bom senso que não me esqueça de que terei outras despesas obrigatórias para além do aluguer. São essas despesas por exemplo: água, electricidade, telecomunicações, alimentação, saúde, vestuário, calçado e lazer.

 

Procura do apartamento

Para facilitar a minha busca por um apartamento para alugar posso consultar redes sociais, sites e plataformas virtuais, jornais, revistas e outras publicações. Em qualquer uma destas fontes encontrarei informações fiáveis e práticas. Muitas vezes poderei mesmo marcar visitas a apartamentos que me interessem e até estabelecer contacto com os senhorios, sem necessitar de deslocações e despesas acrescidas.

O melhor procedimento para alugar um apaartamento é sem dúvida o uso do bom senso e da objectividade. Se eu souber exactamente o apartamento que me interessa, e quanto posso pagar por ele, e se não me desviar dos meus propósitos por motivos fúteis, serei bem sucedido. O apartamento que pretendo alugar pode estar mesmo ali, ao meu lado e à minha espera.





No Comments

Add Comment