Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Qual é o preço de um apartamento em Portugal?



Nos últimos anos, Portugal vivenciou um processo de grande valorização imobiliária, devido especialmente ao aumento na procura de imóveis no país por parte dos estrangeiros, encantados com a alta qualidade de vida oferecida pelas cidades portuguesas. Como consequência disso, os preços das casas e apartamentos em Portugal aumentaram mais do que a média entre os países que fazem parte da chamada Zona do Euro, com um acréscimo de quase 10% nos primeiros meses de 2019. 

No período citado, o valor médio do metro quadrado em Portugal chegou a 1.011 euros, de acordo com informações divulgadas pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). Em um intervalo de somente três anos, a valorização foi de cerca de 21,8%, tendo em vista que em 2016, o preço médio era 830 euros por metro quadrado. 

 Quanto custa morar em Lisboa?

A capital Lisboa é a região do país com os preços mais elevados, tanto pela grande procura, como também por ser uma cidade muito bem estruturada, com grandes shoppings, museus, hospitais, galerias de arte e acesso rápido a outras grandes cidades europeias. No geral, o metro quadrado em Lisboa custa cerca de 3.111 euros, bem acima da média portuguesa. No entanto, esse valor pode ser ainda mais caro nas freguesias mais badaladas da cidade, como é o caso de Misericórdia, Estrela e Santo Antônio, nos quais o valor por metro quadrado supera 4.000 euros. Para se ter uma ideia, nesses locais um apartamento de 100 m² é vendido por cerca de 400 mil euros, mas caso o imóvel esteja reformado e ofereça algumas comodidades extras, esse valor pode superar facilmente 500 mil euros. 

 Quanto custa morar no Porto?

Segunda maior cidade do país, o Porto está localizado ao norte de Portugal e também foi afetado por essa valorização nos preços dos imóveis, com um aumento de mais de 20% ao longo dos últimos anos. Em média, o valor do metro quadrado na região é de cerca de 1.682 euros, um valor mais acessível do que em Lisboa, mas bem acima da média nacional. No entanto, existem alguns bairros da cidade, como Foz do Douro e União de Freguesias de Aldear em que o valor médio do metro quadrado dos apartamentos é ainda mais alto, superando a marca de 2.300 euros.

 E nas cidades menores, quanto custa um apartamento?

Confira a seguir quais são os valores praticados em cidades menores e muito procuradas entre quem planeja adquirir um imóvel em Portugal.

 - Algarve

Muito popular especialmente entre os estrangeiros, em função de suas praias belíssimas e por oferecer um número elevado de dias de sol a cada ano, Algarve é uma região considerada bastante nobre, e por isso possui um valor médio por metro quadrado elevado, que fica entre 4.000 e 5.000 euros.

 - Braga

Situada ao norte do país, próxima do Porto, Braga é uma cidade mais acessível de se morar, e que ainda oferece uma ótima infraestrutura de comércio e serviços, além de boas escolas e centros de saúde. O preço médio por metro quadrado é de cerca de 1.500 euros, o qual pode ser mais baixo em freguesias como São Victor e Cividade, e mais caro em locais como Nogueiró e Tenões.

 - Cascais

Assim como Algarve, Cascais também é um destino muito procurado entre quem deseja morar no litoral, ter acesso a belas praias e uma alta qualidade de vida. Por essas características, os preços também são elevados, e ficam entre 5.000 e 6.000 euros por metro quadrado nas áreas mais prestigiadas da cidade, sendo muito comum encontrar apartamentos por 1 milhão de euros, ou mais.







No Comments

Add Comment