Nos últimos anos, Portugal vivenciou um processo de grande valorização imobiliária, devido especialmente ao aumento na procura de imóveis no país por parte dos estrangeiros, encantados com a alta qualidade de vida oferecida pelas cidades portuguesas. Como consequência disso, os preços das casas e apartamentos em Portugal aumentaram mais do que a média entre os países que fazem parte da chamada Zona do Euro, com um acréscimo de quase 10% nos primeiros meses de 2019.
No período citado, o valor médio do metro quadrado em Portugal chegou a 1.011 euros, de acordo com informações divulgadas pelo INE (Instituto Nacional de Estatística). Em um intervalo de somente três anos, a valorização foi de cerca de 21,8%, tendo em vista que em 2016, o preço médio era 830 euros por metro quadrado.
Quanto custa morar em Lisboa?
A capital Lisboa é a região do país com os preços mais elevados, tanto pela grande procura, como também por ser uma cidade muito bem estruturada, com grandes shoppings, museus, hospitais, galerias de arte e acesso rápido a outras grandes cidades europeias. No geral, o metro quadrado em Lisboa custa cerca de 3.111 euros, bem acima da média portuguesa. No entanto, esse valor pode ser ainda mais caro nas freguesias mais badaladas da cidade, como é o caso de Misericórdia, Estrela e Santo Antônio, nos quais o valor por metro quadrado supera 4.000 euros. Para se ter uma ideia, nesses locais um apartamento de 100 m² é vendido por cerca de 400 mil euros, mas caso o imóvel esteja reformado e ofereça algumas comodidades extras, esse valor pode superar facilmente 500 mil euros.
Quanto custa morar no Porto?
Segunda maior cidade do país, o Porto está localizado ao norte de Portugal e também foi afetado por essa valorização nos preços dos imóveis, com um aumento de mais de 20% ao longo dos últimos anos. Em média, o valor do metro quadrado na região é de cerca de 1.682 euros, um valor mais acessível do que em Lisboa, mas bem acima da média nacional. No entanto, existem alguns bairros da cidade, como Foz do Douro e União de Freguesias de Aldear em que o valor médio do metro quadrado dos apartamentos é ainda mais alto, superando a marca de 2.300 euros.
E nas cidades menores, quanto custa um apartamento?
Confira a seguir quais são os valores praticados em cidades menores e muito procuradas entre quem planeja adquirir um imóvel em Portugal.
- Algarve
Muito popular especialmente entre os estrangeiros, em função de suas praias belíssimas e por oferecer um número elevado de dias de sol a cada ano, Algarve é uma região considerada bastante nobre, e por isso possui um valor médio por metro quadrado elevado, que fica entre 4.000 e 5.000 euros.
- Braga
Situada ao norte do país, próxima do Porto, Braga é uma cidade mais acessível de se morar, e que ainda oferece uma ótima infraestrutura de comércio e serviços, além de boas escolas e centros de saúde. O preço médio por metro quadrado é de cerca de 1.500 euros, o qual pode ser mais baixo em freguesias como São Victor e Cividade, e mais caro em locais como Nogueiró e Tenões.
- Cascais
Assim como Algarve, Cascais também é um destino muito procurado entre quem deseja morar no litoral, ter acesso a belas praias e uma alta qualidade de vida. Por essas características, os preços também são elevados, e ficam entre 5.000 e 6.000 euros por metro quadrado nas áreas mais prestigiadas da cidade, sendo muito comum encontrar apartamentos por 1 milhão de euros, ou mais.