Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Proteja a casa de um terramoto



Existem algumas medidas que podemos utilizar para proteger a nossa casa de um terramoto. Entre essas medidas temos as seguintes:

 

Evitar móveis soltos

Os móveis são objectos grandes e pesados, e se estiverem soltos, em caso de terramoto podem cair e magoar seriamente pessoas e animais. Uma estratégia de prevenção é fixar bem os móveis às paredes. Não se deve deixar espaço entre a parede e o móvel. Os pés do móvel devem ficar bem assentes no chão, sem oscilações, nem folgas. Quanto maior for o tamanho do móvel em questão, pior será o efeito que pode causar se cair quando houver um sismo.

 

Colocar objectos grandes perto do chão

Os objectos decorativos e utilitários de maiores dimensões não devem ser colocados no topo ou por cima deste móveis mais volumoso. Também aconselhamos não os colocar nas prateleiras superiores dos mesmos. Se houver um terramoto, a melhor opção é colocar estes móveis ao rés do chão, assim evitar-se-ão quedas perigosas e potenciais danos muito graves neste tipo de mobília. Tudo o que for objecto pesado constitui um perigo muito sério de ferir alguém.

 

Aliviar espaços

As camas e os sofás devem estar livres por cima. As paredes exactamente atrás das camas e dos sofás não devem ter espelhos afixados por cima deles, bem como quadros ou prateleiras com objectos. A cama, ou o sofá, são locais relativamente seguros em caso de terramoto e é natural que as pessoas queiram refugiar-se neles. Eis a razão pela qual é tão importante minimizar o potencial risco de queda de mobília pesada nesses móveis em caso de sismo.

 

 

Camas longe de janelas

As janelas envidraçadas constituem um perigo grande de queda de estilhaços capazes de provocar feridas e cortes profundos. Por esse motivo, nenhuma cama deve ser colocada por baixo das janelas. As camas devem ocupar paredes livres de qualquer mobília, conforme descrito acima.

 

Manutenção da instalação elétrica

Em caso de terramoto é muito provável que alguns cabos de eletricidade se soltem, constituindo um perigo grande de descargas elétricas e queimaduras. Convém manter toda a instalação elétrica devidamente cuidada, sem pontas soltas, nem fios ressequidos. Se tudo estiver em boas condições, diminuirá o perigo de rutura do mesmo.

 

Mantenha uma provisão de lanternas

Não deve ligar os interruptores de luz nem durante, nem imediatamente após o terramoto para evitar o perigo de explosões provocadas por eventuais fugas de gás. Por isso uma boa forma de proteger a sua casa é ter algumas lanternas perto de si, para poder utilizar uma em caso de urgência. Desta forma, conseguirá evitar danos maiores e piores.

 

Seja precavido e faça um bom seguro

Faça uma pesquisa intensiva de mercado, e descubra um Seguro Multirrisco Habitação com cobertura de fenómenos sísmicos. Encontre o Seguro que melhor se adapte a si, à sua casa e ao seu orçamento. Tenha atenção, para evitar contratar um Seguro que depois não lhe garanta a devida proteção. É que nem todos os Seguros Habitação cobrem danos causados por terramotos. Não se precipite e pondere bem antes de se comprometer com uma Seguradora.

 

Conheça bem a zona aonde reside

Nem todas as zonas geográficas têm os mesmos riscos de terramoto. Para saber ao certo qual o perigo que a sua casa pode correr, é preciso que conheça bem a zona aonde reside em termos de possibilidades sísmicas. Saiba que se morar numa zona muito propícia a sismos, poderá não encontrar com facilidade uma Seguradora que aceite fazer-lhe um seguro antissísmico.

 

Se a sua casa estiver em fase de construção

Se por acaso ainda estiver na fase de construção da sua casa, procure informar-se sobre os materiais mais indicados para conseguir uma melhor proteção contra terramotos. Não hesite um contratar os serviços de um profissional especializado nessa área, pois o dinheiro que gastar agora será um investimento para o futuro. Muitos materiais de construção são de base muito mais resistentes a sismos do que outros.

 

Os terramotos não se podem prever, nem evitar. Contudo algumas medidas de proteção podem ser praticadas com o intuito de minimizar os estragos nas nossas casas. E essa é a parte que nos resta a nós realizar.





No Comments

Add Comment