Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Pode alugar um apartamento com hipoteca?



Sim, pode alugar um apartamento com hipoteca sem correr riscos, entenda porquê.


Quando um imóvel é hipotecado quer dizer que ele é a garantia dos credores. Ou seja, na maior parte das vezes, a hipoteca é a favor do banco. Isso quer dizer que o banco emprestou dinheiro para comprar o imóvel e, caso o proprietário não cumpra o seu contrato, o banco fica com a casa.

 

 

Que implicações tem a hipoteca no arrendamento do imóvel?

 

Atualmente, de acordo com a lei em vigor, o proprietário que quer arrendar um imóvel com hipoteca só tem que cumprir duas regras:

  • No contrato de arrendamento tem que estar a informação que a casa tem uma hipoteca;
  • O valor do arrendamento deve ser depositado na conta à qual está associada a hipoteca da casa.

É legítimo ter uma casa com hipoteca e arrendá-la. Nem o proprietário nem o arrendatário têm qualquer implicação legal com este tipo de negócio, desde que cumpridas as regras acima descritas.

 

Quem arrenda uma casa com hipoteca?

 

Existem muitas casas com hipoteca que estão no mercado para arrendamento. Vários factores podem ser considerados em relação a isso.


Algumas pessoas gostam de investir no mercado imobiliário e procuram bons negócios: imóveis que possam estar abaixo do preço de mercado por alguma razão. Depois disso, preparam o imóvel para o colocar a render. Alguns desses proprietários recorrem a créditos para aproveitarem algumas oportunidades.


Outra situação é de pessoas que mudam de emprego e por isso precisam de ir viver para outra localidade. Então podem aproveitar a habitação antiga para arrendar e assim rentabilizar esse passivo.


Algumas pessoas mudam-se para uma casa melhor, maior, pois as condições económicas assim o permitem. Depois usam a antiga moradia para alugar.


No caso de divórcio, às vezes acontece que nenhum membro do casal queira ficar com a casa. Então colocam o imóvel para arrendar, para que não seja um custo extra para ambos.

 

O preço do arrendamento é diferente se for uma casa hipotecada?

Não. O valor da renda é aquele que é justo para ambas as partes. Tem a ver com o mercado atual, que dita a tendência dos preços.


A localização é outro factor que é tido em conta no preço do aluguer. Quanto mais central, maior é o valor a pagar. Zonas periféricas tendem a ser mais económicas.


Os imóveis mais novos e com acessos melhores são também aqueles que têm um valor de arrendamento maior. Não se paga apenas pela casa, mas também pelas comodidades que ela traz consigo.


Outra situação que conta no preço final é o tamanho. Quanto mais espaçoso e maior a área e o número de assoalhadas, mais é necessário desembolsar para arrendar o imóvel.


Então, concluindo: se quer arrendar o meu apartamento e está com dúvidas se é legal, caso ele esteja hipotecado, pode ficar tranquilo. para quem arrenda não há nenhuma implicação. Para o proprietário do imível, desde que cumpra as duas regras requeridas por lei, e que estão no contrato, como poderá confirmar, está tudo bem. Venha, simplesmente, ver se este é o imóvel que procura e deixe esses pormenores para o momento do contrato.





No Comments

Add Comment