Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Os preços das casas subirão ou descerão este ano?



Compreender as dinâmicas dos preços das casas para arrendar nem sempre é simples, uma vez que a variação depende de inúmeros fatores. Ainda assim, a previsão para 2021 já existe. Fique a saber se os preços das casas subirão ou descerão este ano.

Quando a intenção de um proprietário é arrendar a sua moradia ou apartamento, uma das grandes questões que se faz costuma a ser qual será o preço que poderão cobrar pela renda mensal da sua habitação.

 

 

Como sabe, o mercado imobiliário é um dos que sofre mais variações, tanto de um ano para outro como até dentro de um mesmo ano. O facto de o preço das casas depender de fatores diversos, alguns dos quais são circunstanciais, faz com que exista sempre um elemento de surpresa no que diz respeito ao que pode ser esperado desta variação no valor das propriedades.

Ainda que tudo isto seja verdade, com base nas tendências e circunstâncias do momento, torna-se possível fazer alguma projeção relativamente aos preços das casas.

Assim, anualmente, a antevisão dos preços das casas costuma ser feita, deixando prever ligeiramente o que pode ser esperado no que respeita à rentabilidade das habitações.

Partindo para uma análise de 2021 e considerando o contexto que atualmente se vive e onde uma pandemia assola o mundo, foi realizada uma previsão. Venha descubrir se os preços das casas vão subir ou se vão descer este ano.

 

Uma previsão sobre os preços das casas em 2021

 

Ao longo de 2020, mesmo no meio de uma pandemia, o mercado imobiliário assistiu a uma subida do preço das casas. A variação conquistada, nesse ano, demonstrou que as casas tiveram, em média, um preço 5,9% superior ao do ano transato.

Após esta subida, no entanto, a previsão dos especialistas da área é para que, em 2021, possa observar-se uma descida no preço das habitações que se estima poder atingir os 2%.

Segundo a Moody’s, um dos grandes motivos para a descida do valor das habitações prende-se com o decréscimo do turismo e a desmotivação dos investidores, face à crise gerada pela própria pandemia.

Esta previsão deixa antever que os proprietários nacionais poderão ter de baixar ligeiramente os preços das habitações mas, ainda assim, destaca também que esta situação terá maior impacto para quem deseja vender a sua habitação do que para quem deseja arrendá-la.

 

Outros indicadores para o futuro

 

Não é apenas a questão da pandemia que leva a acreditar que exista uma descida no preço das habitações em solo nacional.

Outro indicador desta redução é o relatório da Comissão Europeia, tornado público em novembro do ano passado e que nos indica que está a manifestar-se uma desaceleração nos preços das habitações nacionais.

O Banco de Portugal também apontou, nas suas declarações, que os preços do mercado imobiliário poderão baixar, já que é possível que ocorra uma correção dos preços em países onde os ativos imobiliários residenciais possam estar sobrevalorizados.

 

Outras opiniões sobre os preços das casas

 

Ainda que a antevisão seja para uma descida no preço das casas, vale a pena destacar que algumas entidades expõem uma opinião contrária, acreditando que a descida no valor das casas é algo pontual e passageiro que depressa dará lugar a uma nova subida dos preços.

A S&P (agência de notação) foi uma das entidades que expôs a opinião que o abrandamento dos preços irá acompanhado de uma subida, ainda, em 2021 e nos anos que se seguem.

Independentemente de tudo isto, a verdade é que os fatores circunstanciais que regem o mercado imobiliário, como as questões relacionadas com a pandemia ou os índices de turismo, deixam algum espaço de imprevisibilidade, sendo importante avaliar o estado do mercado no momento em que se pretende avançar com a venda ou arrendamento.





No Comments

Add Comment