Algumas das vantagens e características de um aluguer de longa duração ou residência habitual são as seguintes:
Manutenção doméstica

Como existe uma caução, e talvez a garantia pontual, por se tratar do local de residência habitual de um inquilino de longa duração, costumam tratar do imóvel como se fosse a sua própria casa, pois querem ter conforto durante esse período período de tempo, e evitam situações desagradáveis que muitos outros proprietários com arrendamentos de longa duração têm relatado.
Taxas turísticas não são pagas
Algo muito importante a ter em conta é que os arrendamentos de média e longa duração estão isentos do pagamento de taxas turísticas.
Alta taxa de ocupação
Tendo um inquilino de longa duração, não tem de se preocupar com a taxa de ocupação, e através de plataformas pode gerir todas as comunicações com os seus inquilinos, esquecendo-se de ter de enviar lembretes de pagamentos em atraso.
Coexistência de vizinhança
Nesse tipo de aluguel, evitam-se os problemas com os vizinhos que geralmente são gerados pelo aluguel de casas para uso turístico.
Maior lucratividade
Embora possa dar a impressão de que mais benefícios podem ser obtidos no arrendamento turístico, a realidade é que como há uma redução de 60% no rendimento líquido do arrendamento de residência habitual e não no arrendamento ocasional, na maioria dos casos trata-se da renda habitual é mais rentável do que o aluguel por temporada quando essa renda é declarada.
Amortização de móveis
Por exemplo, durante 10 anos você pode destinar 10% das despesas com os móveis adquiridos para mobiliar a casa que decidir alugar como residência habitual.
Receitas e despesas previsíveis
Nos arrendamentos de longa duração, as despesas e receitas são muito mais previsíveis do que nós turísticos. Você pode facilmente estimar o que pode ganhar no final do ano graças aos aluguéis de longa duração. Caso contrário, você terá mais incertezas e nunca saberá ao certo se conseguirá alugar o imóvel em determinadas datas.
Maior lucratividade
Embora possa dar a impressão de que mais benefícios podem ser obtidos com o aluguel turístico, a realidade é que se você decidir fazê-lo legalmente, uma vez que há uma redução bastante grande no lucro líquido por alugar uma residência regular e não por aluguel ocasional, Na maioria dos casos, o arrendamento habitual é mais rentável do que o arrendamento de férias quando esse rendimento é declarado.

Alocar custos de reparo
Não há necessidade de se preocupar excessivamente com danos à casa. As despesas de todos os reparos que você teve que fazer em sua casa podem ser cobradas no momento da declaração de renda.
Em geral, além dos benefícios fiscais, a manutenção de uma renda recorrente fixa e simples tende a atrair mais proprietários que buscam aluguéis de longo prazo. Enquanto o aluguel turístico está se tornando mais imprevisível e com os novos regulamentos, cada vez mais proprietários estão oferecendo aluguel de longo prazo em vez de aluguel por temporada.