Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Onde é mais difícil alugar um apartamento em Portugal?



 

Alugar um apartamento em Portugal tem-se vindo a tornar cada vez mais difícil. Os valores dos alugueres não param de subir, atingindo custos inalcançáveis para grande parte dos portugueses. Tem-se, cada vez mais, vindo a assistir a apartamentos alugados em nome de um inquilino, e nos quais rapidamente se juntam diversas pessoas, com o intuito de repartir as despesas do aluguel entre todos.

Apesar disso, o mercado do arrendamento nunca esteve tão concorrido quanto agora. Por todo o país se alugam apartamentos pelos mais variados valores, e nas mais variadas condições. Muitas pessoas parecem já não fazer muita questão quanto à localização do apartamento, desde que consigam encontrar uma casa que consigam pagar, e que lhes permita ter um tecto para cobrir a cabeça.

No entanto, existem ainda outras zonas de Portugal onde é mais difícil alugar um apartamento. Lisboa, a capital do país, é sem dúvida a zona com mais falta de habitações para alugar. Todos querem poder viver em Lisboa, e até para quem tem elevado poder económico, é complicado encontrar apartamentos para alugar. À semelhança de Lisboa, também outras grandes cidades portuguesas registam fraca oferta de apartamentos para alugar. Braga, Vila Real de Trás-os-Montes,Porto, e praticamente todas as cidades algarvias são as zonas mais críticas. Uma renda em qualquer dessas cidades pode alcançar custos astronómicos, absolutamente incomportáveis para a esmagadora maioria dos cidadãos nacionais. São os estrangeiros que mais alugam apartamentos nessas zonas do país.

Conseguir encontrar um apartamento para alugar por exemplo em Lisboa, é uma tarefa que pode demorar vários meses. É necessária muita pesquisa de mercado, muitas deslocações a diferentes endereços, e uma grande dose de paciência e persistência. É preciso também enfrentar a concorrência de outros candidatos a inquilinos com um poder de compra bem superior.

Se, como vimos, na capital a dificuldade em encontrar apartamento para alugar é enorme, situação idêntica acontece nas outras grandes cidades portuguesas. É nas cidades que se encontra a maioria dos empregos, as melhores infraestruturas e as mais sérias possibilidades de conseguir uma vida estável e segura do ponto de vista económico. Em cidades como por exemplo o Porto, um apartamento para alugar para além de ser difícil de encontrar,apresenta também valores de aluguer mensal muito elevados.

As zonas rurais nas imediações das cidades, continuam a ser um ponto de atracção para cidadãos com menor poder de compra, mas que não se querem afastar em demasia dos seus locais de trabalho. É nas zonas rurais que vivem trabalhadores não qualificados, imigrantes, e uma população muito envelhecida. A dificuldade em alugar um apartamento nas zonas rurais de Portugal, é menor do que nas cidades. Os valores de aluguer são também menores, o que possibilita a muitas famílias o sonho de terem uma casa condigna para habitarem.

Pode dizer-se que encontrar um apartamento para alugar em Portugal é complicado, e dá muito trabalho. Saindo das zonas de maior dificuldade (as cidades), e alugando apartamento numa zona rural, conquista-se mais qualidade de vida, respira-se um ar mais puro e vive-se de maneira menos estressante e agitada. Mas por outro lado, aumenta a distância entre local de trabalho e casa de habitação, o que pode ser uma enorme desvantagem. Já sem falar na escassez de oferta em matéria de apartamentos para alugar, que se começa também a fazer sentir nos focos habitacionais menos requisitados noutras alturas.

Importa pesquisar muito bem todas as ofertas de apartamentos para alugar, e analisar com atenção as vantagens e desvantagens de todas elas. Nas zonas de maior escassez de apartamentos para alugar, pouco há a fazer, a não ser esperar que algumas casas vaguem e entrar em contacto muito rapidamente com os senhorios.







No Comments

Add Comment