Fazer obras em casa pode ser um autêntico pesadelo. Mas não precisa ser sempre assim. Existem obras que são um verdadeiro prazer para concretizar, vamos descobri-las e pode ver se concorda connosco em todas ou não.

Nesta questão relacionada com obras em casa, existem 2 tipos de pessoas: aquelas que têm sempre algo para arranjar e aquelas que vão desenrascar tudo, para não fazerem obras, pois detestam. No entanto, encontramos o top três das obras preferidas pela maior parte das pessoas. É daqueles que não acredita que pode gostar de obras em casa? Então sente-se confortavelmente e comece a ler o parágrafo seguinte:
Agora imagine a cena, finalmente tem a notícia que há muito tempo estava à espera: a família vai aumentar, vem aí um bebé.
Este momento é um daqueles que marca para a vida inteira. É mágico e ao mesmo tempo traz responsabilidades que nem sonhamos.
Quarto para o bebé
Uma das primeiras coisas que se pensa é criar espaço para o novo membro que vai chegar. Então, é a hora de fazer obras. Tem, em casa, aquele escritório que raramente usa ou o quarto onde vai colocando a tralha.. É o momento certo de deitar mãos à obra e começar a remodelação: esta é uma das remodelações que está no top 3 das obras em casa preferidas.
Cozinha
Em segundo lugar temos outro tipo de remodelação ou de obras, mais trabalhosa e mais complicada, mas que merece um carinho especial: a cozinha.
Geralmente, a cozinha é um espaço especial da casa. É nela que se ouvem as gargalhadas de todos, que se junta a família para uma tarde de chuva, bolos e chocolate quente. A cozinha traz memórias de infância e representa o lugar onde se enche de vida cada membro da família, onde se cozinham almoços e jantares festivos e se contam segredos enquanto se assalta o frigorífico.
Remodelar a cozinha é sempre uma grande decisão e que pode ser exigente para todos, no entanto, todos gostam de inaugurar este espaço com uma bela refeição entre familiares e amigos, para mostrar com orgulho, as obras que acabaram de fazer. Fazer obras na cozinha quase chega a ser moda e é prazeroso.
Jardins, terraços...
Em terceiro lugar, curiosamente, aparece o espaço exterior. É nele que a maior parte das pessoas tem, também, um verdadeiro prazer em remodelar. Além da tranquilidade de não precisar “arrastar móveis” dentro de casa e de poder continuar a sua rotina normal, permite ir criando pequenos espaços sejam eles mais tranquilos ou mais lúdicos.
Pintar as paredes e canalização
Quando fazer obras em casa é para marcar um ponto de mudança, elas são sempre vistas com alegria e todos gostam de se envolver no processo. Ao arrendar um apartamento, se for um aluguer de longa duração, faz sentido fazer pequenas obras para tornar o espaço mais seu. Coisas como pintar uma parede, mudar um espelho ou trocar os abajures são pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença.
No entanto, ninguém gosta de chegar a casa e ter um cano estourado, o chão inundado e algumas coisas estragadas. Recuperar dessa situação implica obras, mas essas estão, definitivamente, no rol das obras que detestamos. É o incómodo do momento, o prejuízo e a dor de cabeça para organizar tudo. Obras não planeadas não são as mais amadas.
Sempre que for necessário obras de manutenção, o proprietário do imóvel arrendado, por norma, é que tem esse encargo. De qualquer forma, antes de arrendar o meu apartamento, esteja à vontade para falar connosco sobre obras: o que pretende e se é de seu interesse colocar alguma cláusula no contrato.