Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

O que precisa para arrendar apartamento através de uma imobiliária?



Para arrendar o meu apartamento por meio de uma imobliária existem alguns procedimentos que devo ter em conta.

As imobliárias são muito úteis e reduzem muito a dificuldade de procura de inqulino. Estas agências tornam-se numa mais valia para proprietários que pretendem alugar os seus apartamentos sem terem muito trabalho, ou perderem muito tempo. No entanto é muito importante recordar que os honorários cobrados pelas agências imobiliárias podem ser significativas.

 

 

 

 

Honorários pelos serviços prestados

Para além dos honorários pelo aluger do imóvel, tenho de contar também com o pagamento da taxa de serviço. A taxa de serviço é cobrada pelas imobliárias logo no momento em que colocam o meu imóvel para arrendar. O valor dessa taxa serve para cobrir os custos de publicidade, visitas por parte de possíveis inquilinos, despesas de deslocação de vendedores ao imóvel, etc. Não posso esquecer que a taxa de serviço é cobrada mesmo que o meu imóvel não chegue a ser alugado.

Muito importante também é a escolha da imobiliária. Uma boa imobliária, bem implantada no mercado, possui uma vasta carteira de contactos. Através desses contactos, que muitas vezes são outras agências, ou outros consultores imobiliários, é bem possível que o meu imóvel possa ser alugado mal ente no mercado. Nalguns casos nem é necessário entar no mercado, pois a imobliária através da sua vasta rede de interessados consegue localizar um potencial inquilino. No entanto, uma agência imobiliária de elevado nível irá cobrar honorários e taxas de seviço bem mais elevadas do que uma agência mais pequena, e de menor representatividade na praça...

 

Estabelecer o valor da renda

O que preciso ter em conta é a relação entre a qualidade do meu imóvel, a sua real procura no mercado, o valor que pretendo cobrar pelo aluguer e a necessidade que tenho de concretizar o contrato de arrendamento de forma rápida. Se a minha urgência for relativa, poderei esperar um pouco mais e não me sujeitar a uma imobliária muito dispendiosa. Se pelo contrário, estiver com bastante pressa em conseguir um inquilino para o meu imóvel, então poderá valer a pena desembolsar mais algum dinheiro a título de investimento e contratar os serviços de uma imobiliária de renome.

Qualquer que seja a minha escolha, devo sempre procurar saber mais sobre a imobliária. Devo pesquisar noicias sobre possíveis reclamações por parte de clientes lesados ou insatisfeitos com os serviços da imobiliária. Devo pesquisar sobre reclamações ou acções judiciais movidas a essa agência, e tentar confirmar a sua veracidade. Uma pesquisa simples, feita pela Internet, pode revelar muita coisa sobre a imobiliária que pretendo contratar.

Imobliárias muito baratas são também de desconfiar, pois na melhor das hpóteses o processo pode arrastar-se por muito, e muito tempo. E na pior das hipóteses, pode mesmo nem chegar a surgir inquilino nenhum. Devo desconfiar de imobliárias que não apresentem resultados em tempo útil, ou que deixem de entrar em contacto apesar das minhas solicitações. Poderão estar simplesmente a fazer nenhum caso do meu imóvel, limitando-se a receber e arrecadar a taxa de serviço inicial.

 

Documentação

Para além de todas as cautelas e cuidados a ter com a escolha da imobliliária, é preciso preparar toda a documentação legal que irá estar ligada ao processo de alugar o meu imóvel. Também nesse campo terei ajuda da imobiliária que me irá orientar, e até mesmo servir como intermediária na obtenção de declarações e comprovativos que terei de apresentar.

Depois, como em tudo na vida, são precisas muita sorte e muita paciência. Um bom inquilino surgirá para o meu imóvel, e talvez bem mais depressa do que eu possa pensar.





No Comments

Add Comment