Em primeiro lugar tenho de pensar este passo como uma boa oportunidade de negócio, rentabilizando um imóvel da melhor maneira e com o menor risco possível.
Para os proprietários, como é o meu caso, o mercado de arrendamento pode ser uma boa oportunidade de investimento mas é imprescindível que também tenham conhecimento de alguns inconvenientes que possam surgir.
Neste caso vou-me debruçar sobre os motivos para a alugar o meu apartamento , sendo que se explicam basicamente pelas seguintes vantagens:
- A possibilidade de ter um rendimento extra com o valor que irei receber mensalmente;
- No meu caso (como o de muita gente), tendo também casa própria com crédito habitação e hipoteca, posso utilizar os rendimentos deste aluguer que coloco no mercado de arrendamento para liquidar as prestações desse mesmo crédito;
- Tendo um segundo imóvel e utilizá-lo como investimento é uma forma de aumentar o meu património, e será também importante como forma de justificar as minhas mais-valias em termos tributários.
- Manter o meu apartamento (imóvel) cuidado. Ter um inquilino no meu imóvel tornará por norma a sua habitabilidade e manutenção mais gerível, normalmente quem habita no espaço cuida do seu próprio bem-estar, o que deverá incluir as boas condições e manutenção da habitação onde reside (haverá excepções mas a regra é maioritariamente esta).
- Correr menos riscos com esta opção do que com outros possíveis investimentos.
- Ao alugar o meu apartamento consigo obter um retorno relativamente alto sem grandes riscos. Já no que toca à maioria dos investimentos financeiros de alguma rentabilidade que existem no mercado apresentam fatores de instabilidade e de risco consideráveis (como é o caso, por exemplo, das ações).
- Outro ponto que pode ser interessante se alugar o meu apartamento (imóvel) é a possibilidade do inquilino ficar responsável por algumas despesas inerentes ao próprio imóvel, como por exemplo o pagamento das mensalidades do condomínio (situação comum quando se aluga um apartamento, sendo que o condomínio deixará de ser uma despesa para mim, o que significa uma poupança significativa), água, luz e gás (mesmo que não esteja habitado o apartamento terá por norma instalados estes serviços, o que não deixa igualmente de ser uma despesa a contabilizar)
- Se por exemplo também necessitar de um encaixe financeiro imediato posso, mediante acordo com o meu inquilino que seja do interesse de ambas as partes (fazendo por exemplo um desconto nas mensalidades relativas a esse período por pagamento antecipado), obter uma antecipação de alguns meses de renda e usufruir assim do valor correspondente de forma imediata.
Em resumo, ao colocar o meu apartamento no mercado de arrendamento poderei ter um rendimento mensurável, fixo e mensal por um período de tempo considerável (e mediante o meu próprio interesse quando definido o tempo que tal me posso convir).
Tomada a decisão de alugar o meu apartamento importa agora definir o valor do aluguer tendo em conta o praticado na área de localização respetiva. Será importante, para uma mais rápida concretização do processo, ter um preço competitivo e destacar na divulgação todos os aspectos mais valiosos e positivos do meu apartamento (imóvel).