Dois dos grandes perigos que ameaçam as casas de todos nós, são os incêndios e a intrusão por parte de estranhos. Existem medidas que podemos tomar para melhorar a prevençao de tais problemas:
Prevenção de incêndios
Alarmes para incêndios
Um bom alarme pode ser uma estratégia poderosa para prevenir danos maiores. Em caso de incêndio, o toque do alarme alerta os proprietários, os vizinhos e os bombeiros, sendo possível dirigrirem-se os esforços de extinção do fogo num tempo relativamente curto. Desta forma diminui-se também o perigo de que o fogo alastre a edificos próximos, e diminuem-se os estragos causados. Mas para que este tipo de alarme possa ser realmente funcional deve estar ligado ao quartel de bombeiros mais próximo, ser certificado por um serviço técnico fidedigno e ter a manutenção em dia.
Colocação de extintores
Os extintores prestam auxilio imediato e eficaz no combate ao fogo. Ter extintores colocados em zonas vitais da casa, e nos acessos exteriores (no caso dos prédios de vários andares) é fundamental para prevenir incêndios de grandes dimensões. Os extintores precisam de ser revistos por técnicos especializados, e da sua boa mantenção depende a sua funcionalidade nas melhores condições.

Diminuir a quantidade de materiais inflamáveis
Nas nossas casas muitos dos materiais que nos rodeiam são inflamáveis. Uma forma de prevenir o fogo é tentar reduzir ao máximo os materiais inflamáveis existentes no nosso ambiente. A armazenação de botijas de gaz deve ser feita no exterior da casa. Materias como fósforos, diluentes, tintas, alcool, ou outros, devem ser guardados sempre longe das fontes de calor.
Evitar lumes e faíscas
Tal como no exterior, também dentro de casa devemos ter o máximo cuidado no que diz respeito a faíscas, fagulhas e lume. Qualquer actividade capaz de gerar fogo deve ser supervisionada. Um simples aquecedor pode provocar um incêndio se estiver perto de uma cortina. As lareiras e salamandras não podem ser deixadas em funcionamento sem alguém a supervisionar. Brincadeiras com fósforos e isqueiros são altamente perigosas, ainda por cima se praticadas por crianças. Pontas de cigarros, ou beatas acesas não podem entrar em contacto com tapetes, carpetes ou outros materias que ardam.
Prevenção de intrusão
Alarme de segurança contra invasão
Um alarme de muito boa qualidade, de preferência com camara de alta definição e ligado à esquadra de polícia mais próxima, ou a uma agência credível de segurança, é uma das melhores formas de prevenção de intrusão. Deixar bem visivel um aviso exterior de que a casa está protegida por alarme ligado às autoridades, dissuade a maioria dos malfeitores. O alarme deve estar sempre operacional e não se pode esquecer de o ligar. A devida manutenção técnica precisa de ser cumprida com rigor, para que os efeitos possam ser os esperados.
Gradeamentos e muros
Muito embora ninguém goste de viver dentro de uma quase gaiola, a verdade é que um muro e/ou um gradeamento funciona sempre como boa forma de prevenção contra a intrusão. Convém escolher materiais que não facilitem a escalada, e que não sejam fácilmente destruidos por facas, alicates ou outros utensílios cortantes.
Manter portas e janelas bem fechadas
Trancar portas e janelas pode impedir a intrusão, ou pelo menos dificultar muito o acesso. É de toda a importãncia que de noite, a casa fique bem fechada. Durante o dia, e sempre que não há ninguém dentro de casa, tudo deve ficar trancado. Qualquer janela, por pequena que seja, pode constituir uma forma de intrusão. Mesmo quando estão pessoas em casa, a porta da rua deve permanecer fechada à chave. Não abrir a porta a desconhecidos é um conselho bem antigo, mas que continua a ser fundamental para manter a segurança nas nossas casas.
Existem muitas outras formas de prevenção contra incêndios e intrusão, dependendo do tipo da casa, das necessidades de cada família e do orçamento disponível. Ter cuidado e atenção são técnicas importantíssimas que nunca podemos deixar de lado.