A estação mais fria do ano normalmente é a época em que permanecemos mais tempo dentro de casa e, consequentemente, as chances dos ambientes ficarem mais bagunçados também aumentam. No entanto, é possível manter os cômodos limpos e arrumados no inverno sem ter que gastar muito tempo com isso.
Confira as dicas a seguir para saber como deixar a casa limpa durante os meses mais frios do ano.
1) Deixe os ambientes ventilarem
Essa é uma dica bastante simples e que não exige esforço, mas que faz toda a diferença durante o inverno. Apesar do frio, que muitas vezes vem acompanhado de chuva e vento, servir como um incentivo para deixar as janelas bem fechadas, é importante abrir a casa de vez em quando para reduzir os riscos de aparecerem manchas de bolor e mofo. As pessoas que possuem ar-condicionado em casa também podem aproveitar para ligá-lo vez ou outra, pois o equipamento ajuda a retirar a umidade, diminuindo assim as chances de mofo.
2) Tente não varrer o chão com vassoura
Para muitas pessoas, varrer o chão com vassoura é o primeiro passo de uma boa faxina. No entanto, no inverno essa prática não é muito recomendada pois é algo que levanta bastante poeira, podendo se tornar um agravante para quem possui alergia ou condições respiratórias. O substituto ideal é o aspirador de pó, que limpa sem entrar em contato com a poeira, mas caso não seja possível utilizar o equipamento, outra opção é a vassoura de pelo.
3) Não use espanador
O espanador, assim como a vassoura, não é um bom aliado nos meses mais frios pois também levanta pó e poeira, além de não ser efetivo pois o pó permanece no ar e acaba voltando aos móveis eventualmente. A melhor dica nesse caso é limpar as superfícies da mobília com um pano úmido.
4) Dedique um cuidado especial a higienização dos tapetes
Os tapetes são uma parte importante da decoração de várias residências, porém, ao longo do inverno, eles costumam acumular ácaros e mofos, que podem agravar alergias. Desse modo, caso possível, o ideal é retirar os tapetes da casa durante os meses mais frios, mas as pessoas que não querem abrir mão de seus tapetes também podem fazê-lo, desde que tenham o cuidado de limpá-los ao menos uma vez na semana para eliminar a junção de poeira.
Dependendo do tipo de tapete, é possível inclusive colocá-los na máquina de lavar. Os tipos mais pesados, no entanto, devem ser encaminhados a uma lavanderia.
5) Faça limpezas breves ao longo da semana
Antes do inverno começar, o mais indicado é fazer uma grande faxina e limpar áreas mais difíceis como atrás do fogão e da geladeira, e também já aproveitar para lavar as roupas de cama e cobertores usados na época mais fria do ano. Mas depois do inverno já ter começado, uma boa maneira de dividir as tarefas é fazer pequenas limpezas ao longo da semana, priorizando os cômodos e móveis de maior uso no cotidiano, para garantir que os mesmos se mantenham limpos, sem poeira e mofo.
6) Evite o acúmulo de bagunças
Essa é uma dica simples mas que poucas pessoas se atentam, mas o acúmulo de bagunça é como um ciclo vicioso, que após ser iniciado, é difícil de ser quebrado. Sempre que usar um objeto ou tirar algo de seu lugar, basta colocá-lo novamente no local de origem, pois assim a casa se manterá sempre organizada e muito mais fácil de ser limpa. No inverno, principalmente, em que a preguiça de fazer uma grande limpeza é maior, essas pequenas práticas já fazem a diferença na arrumação do espaço.