Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Inquilinos: principais problemas que você pode encontrar



As contrariedades entre inquilinos e proprietários podem acontecer por várias razões e às vezes precisam ser levadas até a justiça para uma conciliação. A seguir, veja quais são os problemas mais comuns e sugestões de como solucioná-los para que essas questões possam ser resolvidas da melhor forma possível.

 1. Reclamações frequentes dos vizinhos

Respeitar a todos que vivem nas proximidades é algo muito importante, especialmente ao morar em uma propriedade alugada, cuja responsabilidade legal pertence a outra pessoa. Quando os vizinhos fazem uma reclamação e não veem nenhum resultado, é provável que eles entrem em contato diretamente com o proprietário e solicitem alguma providência, o que pode gerar adversidades.

As principais razões que levam a isso são a realização de festas barulhentas e que vão até tarde da noite, brigas, atividades suspeitas, uso do imóvel como sede de algum comércio sem o devido alvará, e mais. Para não receber reclamações, o ideal é manter um convívio tranquilo com os vizinhos e não fazer algo que possa gerar grandes incômodos.

 2. Entrega do apartamento

Ao alugar um imóvel através de uma imobiliária, é comum que as condições de entrega do apartamento sejam minuciosas no que diz respeito ao estado do mesmo. Entre os aspectos mais importantes estão a pintura e a limpeza, sendo esperado que o inquilino renove a pintura e deixe o apartamento completamente limpo ao encerrar o contrato.

Além disso, é fundamental se atentar às questões burocráticas, em especial as multas rescisórias. Portanto, antes de assinar o contrato, é importante esclarecer quais são essas condições e concordar com as mesmas para não ter surpresas no momento de entrega do imóvel. Caso necessário, esse documento pode inclusive ser registrado em cartório.

 3. Atraso nos pagamentos

A falta ou eventuais atrasos no pagamento do aluguel é uma das causas que mais geram atrito entre inquilinos e proprietários. Problemas similares, como o não pagamento das outras taxas, incluindo condomínio e IPTU, também geram adversidades.

Quando o inquilino se encontra diante de uma situação financeira inesperada e percebe que não conseguirá pagar o aluguel em dia, o ideal é conversar com o locador e tentar negociar as melhores condições. Quando disponibiliza seu imóvel para locação, a prioridade de qualquer proprietário é receber a quantia combinada em dia, portanto, esse é uma tema que precisa ser levado com grande seriedade para que haja um bom convívio entre inquilinos e proprietários.

 4. Imóvel depredado

Indo além dos desgastes comuns com o tempo e o uso de um imóvel, existem inquilinos que não possuem o cuidado necessário e causam prejuízos ao apartamento por deixarem de fazer a manutenção adequada. Para que isso não aconteça, o ideal é que os inquilinos cuidem do imóvel como se fossem os donos.

Casos excepcionais, que exigem a realização de obra, devem ser devidamente conversados com o proprietário do imóvel, para que ambos cheguem a melhor conclusão sobre como resolvê-lo sem causar prejuízos para nenhum dos lados. Em nenhuma hipótese o inquilino deverá realizar obras por sua conta e sem autorização, pois isso é uma das razões que podem acabar em processo na justiça.







No Comments

Add Comment