Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Inquilino não paga a renda: o que fazer?



Infelizmente, não é raro que um senhorio se depare com situações nas quais um inquilino inadimplente não cumpre o pagamento devido das suas rendas, criando uma situação complexa e que necessita de ser resolvida. A proteção dos senhorios quanto a este tipo de situação existe e, por isso, é importante que saiba o que fazer se o seu inquilino não paga a renda. Saiba o que fazer perante este tipo de incumprimento.

 

 

O arrendamento tem surgido como uma forma de ganho de rendimentos para muitas pessoas que aproveitam os seus bens imobiliários para melhorar a sua situação financeira mensal. A grande procura de habitação para arrendar tem sido positiva para quem explora este tipo de mercado e faz com que, de facto, possa existir um ganho de rendimentos passivos muito interessantes para os proprietários de imóveis.

Uma das situações que pode criar um cenário desagradável, no entanto, é a aceitação de um inquilino que vem a demonstrar-se como inadimplente, não fazendo os pagamentos devidos da renda contratualmente acordada.

O pagamento da renda faz parte das obrigações do inquilino e, por norma, podem ser aplicadas algumas medidas de segurança prévias, no momento de garantir a capacidade económica do inquilino, antes de firmar o contrato. Ainda assim, no caso de as estratégias de seleção do inquilino falharem e este insistir em não pagar as suas rendas, , o senhorio poderá estar protegido pela lei.

Saiba o que fazer numa situação de inadimplência, quando o inquilino não paga a sua renda.

 

Inquilino falhou pagamento de 1 mês de renda: o que fazer?

 

Se o inquilino falhou um mês de renda e tal não é usual, o senhorio poderá considerar que se trata de uma situação ocasional. Neste caso, visto que pode ter-se tratado de um esquecimento ou de um atraso circunstancial, a situação não costuma ser muito complexa, podendo ser solucionada, por norma, com uma simples mensagem ou lembrete.

Neste caso, o senhorio deve notificar o inquilino, podendo indicar uma obrigatoriedade de cumprimento da obrigação num prazo de 10 dias posteriores à notificação.

Esta notificação pode gerar dois cenários. No cenário ideal, o inquilino perceberá a falha e pagará a renda devida. Caso tal não aconteça, deverá aguardar antes de poder agir legalmente.

 

 Inquilino não paga há 3 meses: o que fazer?

 

Se ao fim de 3 meses o inquilino continuar a não pagar a renda devida (ou se tiver passado um tempo superior a 3 meses), o senhorio estará protegido por lei.

Segundo o estipulado no decreto-lei 31/2012, este tipo de situação dá ao senhorio o direito de colocar uma ação de despejo, já que o inquilino se encontra em incumprimento do contrato firmado. Para avançar com esta solução é necessário o preenchimento de um formulário no Balcão Nacional do Arrendamento (BNA), que dará começo ao processo legal de despejo.

Este processo implica igualmente a entrega de inúmeros documentos, havendo ainda a necessidade de pagamento das taxas legais associadas.

 

E se o inquilino não conseguir pagar?

 

A impossibilidade de cumprimento das obrigações do inquilino são um fator a considerar já que não é raro que a ausência de pagamento se prenda com situações imprevisíveis como o desemprego.

Em algumas situações, para evitar a via legal, o senhorio e o inquilino poderão chegar a acordo mutuo sobre a forma de realização do pagamento, nomeadamente através do pedido de apoios que garantam o pagamento ou a renegociação temporária da renda.

A lei, no entanto, encontra-se do lado do senhorio em situações de ausência de pagamento ou de atrasos sucessivos, sendo sempre possível por um termo ao contrato, em casos de incumprimento do mesmo.

 

 





No Comments

Add Comment