Encontrar um apartamento para alugar em Lisboa não é uma tarefa fácil, mas também não é tão complicado quanto possa parecer à primeira vista. A seguir aconselhamos como pode fazer, e que estratégias pode utilizar para conseguir esse objectivo:

Uma boa pesquisa
Nada se encontra sem uma boa pesquisa. Hoje em dia existem muitas possibilidades para efetuar excelentes pesquisas de apartamentos para alugar em Lisboa. Sites específicos na Internet, anúncios classificados nos jornais, algumas revistas da especialidade, e agências imobiliárias são as mais importantes opções que posso utilizar.
Verificas as pesquisas
É preciso ter atenção ao género de informação que vou recolher, porque nem tudo o que se lê e se ouve nos diferentes meios de comunicação é autêntico, ou corresponde à verdade. Se fizer a minha pesquisa na Internet devo consultar mais do que um site, e comparar preços e localizações para me decidir de forma mais esclarecida. Se a minha pesquisa for feita através dos meios mais tradicionais (jornais e revistas), o melhor é também usar a comparação entre os diferentes artigos, para obter o maior número de informações coincidentes. Se me dirigir a uma agência imobiliária, devo procurar aferir sobre a honestidade da mesma, através de noticias publicadas, ou por meio dos comentários de outros clientes.
Desconfiar do que parece bom demais
Encontrar um apartamento para alugar em Lisboa para além de não ser muito fácil, também não é barato. O melhor é desconfiar dos apartamentos que oferecem preços irrelevantes. O povo diz que "por vezes o barato sai caro". Não devo deixar (como é óbvio) explorar, mas também não posso acreditar em condições mirabolantes. Senão corro um sério risco de ser enganado, e de perder bastante tempo e dinheiro.
Conhecer a realidade do mercado de arrendamento
Os arrendamentos na capital portuguesa estão desajustados, e essa é uma verdade que tenho de encarar. É muito importante que eu me informe bem, muito bem mesmo, sobre a realidade que viver na capital representa, tanto em termos de aluguer, como em termos de custo de vida. Algumas zonas de Lisboa, consideradas as "zonas nobres" apresentam custos ainda mais elevados do que outras zonas mais periféricas da cidade. Para encontrar o apartamento mais indicado para eu alugar, tenho de ter em conta essas diferenças, e conhecer um pouco sobre cada espaço distinto da cidade.
Relação preço/condições
Outra estratégia muito sensata para encontrar um apartamento para alugar em Lisboa, é estabelecer uma relação justa entre os custos e os benefícios de cada apartamento. Algumas casa poderão de facto ser mais dispendiosas em termos de aluguer, mas poderão oferecer mais vantagens em termos de oferta de tempos livres, espaços verdes,escolas, estabelecimentos comerciais e de lazer, tranquilidade e sossego, etc, etc.
Definir prioridades
Preciso de saber quais são as minhas prioridades, ou seja, quais são os factores que mais valorizo no meu futuro apartamento. O que mais me interessa? Será o custo mensal do aluguer, a qualidade dos espaços circundantes, a vizinhança, a proximidade à vida nocturna? Será que o meu apartamento ideal deverá ficar junto ao rio, perto de zonas verdes, numa das partes mais movimentadas da cidade, ou pelo contrário num local tranquilo e clássico?
Encontrar um apartamento para alugar em Lisboa depende pois de variados e distintos factores. A persistência na procura, a paciência e o bom senso fazem toda a diferença. Lisboa é uma capital cosmopolita e moderníssima. As suas luzes e o seu movimento encantam e seduzem. Cabe-me a mim saber ler nas suas entrelinhas, e ser capaz de descobrir uma pérola à medida dos meus sonhos e necessidades.