Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Dicas para reduzir a conta de luz



A conta da luz representa uma importante despesa mensal. Para reduzir esse encargo posso seguir dicas muito vantajosas:

  • Renovar os eletrodomésticos: Hoje em dia, cada vez existem mais aparelhos com baixo nível de consumo energético. Preciso de verificar se os meus electrodomésticos se encontram nesse grupo, ou se pelo contrário, estão a contribuir para eu pagar mais luz ao fim do mês. Frigorifico, máquina de lavar roupa e louça, aparelhagem musical, aspirador, etc, são alguns equipamentos que posso ter de substituir.
  • Utilização racional da eletricidade: A conta da luz será menor se eu tiver cuidado com a forma como gasto energia elétrica. Acender os candeeiros apenas quando são necessários, optar por um número inferior de lâmpadas em cada divisão da casa, secar a roupa ao ar livre sempre que possível,aproveitar ao máximo a luz natural vinda do exterior, são boas estratégias de poupança.
  • A luz de presença também gasta: É muito importante que não me esqueça que, apesar de não estarem a funcionar, os aparelhos ligados à corrente mantêm um nível de consumo de energia que pode ser permanente. As luzinhas vermelhas que deixamos ligadas nos boxes da televisão, as próprias televisões, os computadores, etc, são fontes de consumo energético. Desligar os aparelhos das tomadas é uma dica valiosa para reduzir a conta da luz.
  • Atenção às lâmpadas: Posso usar poucas, mas sempre terei de usar algumas lâmpadas. Se eu optar por utilizar lâmpadas econômicas, e de baixo consumo, isso será vantajoso para poupar na conta da eletricidade. Essas lâmpadas podem representar uma despesa maior no acto da compra, mas o dinheiro que permitem poupar no consumo revela-se muito compensador. Escolher bem as lâmpadas é um investimento com retorno garantido, e a curto prazo.
  • Não ligar tudo ao mesmo tempo: Lavar a roupa e a louça, ouvir música e ainda manter a refrigeração, ou o aquecimento ligados em simultâneo é uma péssima decisão. Para economizar nos gastos de luz, devo utilizar o menor número de eletrodomésticos ao mesmo tempo. Quanto maior for o caudal de energia eléctrica a ser usado na minha casa, maior será o custo da conta da luz.
  • Cuidar da instalação elétrica: Não só os equipamentos são responsáveis pelos grandes gastos de luz. Uma instalação com cabos eléctricos ressequidos, tomadas desajustadas, disjuntores mal escolhidos, implica gastar mais dinheiro no fim do mês. Uma boa dica de poupança é solicitar a um eletricista profissional que faça uma vistoria à instalação elétrica na minha casa. Poderei ter de substituir alguns elementos, ou poderei ter de renovar outros. Mas isso vai-se refletir de forma positiva no valor da conta da luz.
  • Menos, por vezes é melhor: Será que preciso mesmo de tantos electrodomésticos na minha casa? É verdade que a vida moderna exige que passemos muito menos tempo nos afazeres domésticos, mas algumas tarefas podem ser executadas de forma tradicional. Por exemplo: máquinas de cozer arroz ou cozer ovos, secador de unhas, espremedores de citrinos, são todos electrodomésticos que poderei substituir pela forma manual de fazer as coisas. Cada eletrodoméstico que deixar de utilizar de forma sistemática, vai representar uma diminuição nos gastos com a energia.
  • Aproveitar as horas mais económicas: Se eu for capaz de centralizar grande parte do meu consumo de electricidade nas horas nocturnas, conseguirei poupar na conta da luz. Durante a noite, e de madrugada, o preço da energia elétrica é menor do que durante o dia. Lavar a roupa e/ou a louça,e secar a roupa são duas das atividades que posso deslocar para o horário nocturno.

São os pequenos gestos que importam. E muitos pequenos gestos de poupança, representam excelentes reduções na conta da luz.


light-bulb-lit-between-many-lights.jpg 




No Comments

Add Comment