Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Dicas para decorar salas de estar



A sala de estar é o cartão de visitas de uma casa. É aí que recebemos familiares e amigos, conversamos, rimos, passamos bons momentos. A seguir vamos conhecer algumas dicas para decorar salas de estar:

  • Tem de estar integrada no resto da casa:Qual o estilo de decoração que tenho na minha casa? Decoração moderna, rústica, minimalista, industrial? É bom que a sala de estar esteja de acordo com o aspecto das restantes divisões da casa. A minha sala de estar deve reflectir o meu gosto.
  • Funcional, sem esquecer a beleza: Nos dias de hoje, as casas têm sobretudo de ser funcionais, e a sala de estar não pode ser excepção. Os espaços são mais pequenos, as necessidades das famílias modernas são mais específicas que antigamente. Tudo deve servir um fim em concreto. Mas, é importante não esquecer que funcionalidade não pode querer dizer "falta de beleza". A decoração deve ser bonita e agradável, apesar de prática.
  • Um plano prévio: A melhor forma de conseguir uma excelente decoração para a minha sala de estar, é fazendo previamente o plano do aspecto que desejo conseguir. Começar a comprar peças soltas, ou juntar diversos projectos decorativos numa só sala, não são boas práticas. É preciso que me sente e pense com calma no tipo de decoração que vou procurar. Ordenar as ideias vai também impedir gastos desnecessários, e muita perda de tempo.
  • Fazer um orçamento: Decorar a sala de estar pode ser mais, ou menos dispendioso. Vai depender do mobiliário, dos adereços, dos têxteis que ocasionalmente possa querer incluir, enfim... Para que não tenha surpresas desagradáveis, e para que a minha economia doméstica não sofra abalos, devo fazer um orçamento de quanto posso, e quero, gastar na decoração. Também importa que depois de feito o orçamento, eu consiga me ater ao que estipulei. Conseguir uma linda sala de estar não implica forçosamente entrar em despesas avultadas.
  • Pesquisar: Claro que a minha criatividade será fundamental para decorar a sala de estar, mas pode também recorrer a informações externas. Pesquisar na Internet, ler artigos em revistas da especialidade, ver fotografias, trocar ideias com amigos, são todas formas de adquirir conhecimento sobre decoração. Procurar opinião profissional também é uma boa opção.
  • Tirar o melhor partido do potencial da sala: Para lá dos mobiliários e dos adereços, a minha sala de estar apresenta características que lhe são próprias. Para bem decorar há que tirar partido das condições naturais de qualquer cenário. Por exemplo: a luminosidade natural, a temperatura ambiente, as dimensões das paredes e a sua altura, o tipo de revestimento do chão, são alguns elementos a ter em consideração. Se eu souber potenciar ao máximo cada um destes elementos, a decoração da minha sala de estar resultará muito melhor.
  • Tudo em proporção: Grandes salas de estar podem albergar mais móveis, do que salas de estar pequenas. Salas com paredes altas, podem beneficiar com a exposição de quadros ou fotografias penduradas.Se pelo contrário a altura da sala for reduzida, convém deixar as paredes o mais desafogadas possível. Até os cortinados da sala de estar devem ser adequados à luz natural que entra pelas janelas. Salas de estar com janelas amplas e boa exposição solar, ganharão mais vida com cortinas claras e transparentes. Salas com pouca luz natural, poderão condizer melhor com cortinados mais pesados.

São imensas as dicas úteis para decorar salas de estar. No entanto, o mais importante é que o resultado final seja do meu agrado. Quer eu opte por uma decoração mais minimalista, ou mais elaborada, o objectivo é que eu me sinta muoto feliz nos momentos passados na minha sala de estar.







No Comments

Add Comment