Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Dicas para decorar apartamentos pequenos



Se o meu apartamento for pequeno, existem mil e uma maneiras de o decorar de forma atrativa. A seguir vou apresentar algumas dicas para que seja possível viver de forma bonita, num espaço pequeno:

Menos é mais- Uma dica de ouro para decorar apartamentos pequenos é optar por menos móveis, e menos adereços. O minimalismo é indicado para este género de espaços, onde cada centímetro pode fazer a diferença. Em vez de encher o apartamento com toda a espécie de mobiliário, devo escolher apenas as peças mais importantes.

Potencializar a utilidade de cada objeto- Hoje em dia existem no mercado inúmeras peças de mobiliário que servem diversos fins em simultâneo. Falo por exemplo, de camas que se escondem durante o dia e se transformam em bonitos móveis de sala. Ou em sofás que de noite são confortáveis camas, e que de dia decoram de forma magnifica uma sala. Mesas de cozinha que se desdobram, ou escondem dentro de si gavetas e bancos. Enfim... é tudo uma questão de pesquisar.

A importância das cores- As cores são muito importantes, na hora de decorar um apartamento, principalmente quando ele é pequeno. Cores suaves e claras, vão trazer mais luz, e criar a ilusão de um espaço maior. Cores escuras, pelo contrário, vão criar a sensação de que o tamanho do apartamento é ainda menor do que e na realidade. A cor branca é sempre uma opção de sucesso garantido. E se eu não gostar muito do simples tom branco? Bem, posso sempre optar entre uma paleta quase infindável de tons de branco, desde o quase marfim, ao quase rosado, até ao branco imaculado.

Peças simples- Seja qual for o tipo de mobiliário que eu escolha para a decoração do meu apartamento, é bom procurar peças simples. Peças muito trabalhadas, com grandes pormenores de decoração, podem carregar o ambiente e saturar o espaço. Linhas direitas, com poucos torneados e sem grandes pretensões funcionam muito bem em espaços pequenos.

A magia dos espelhos- Há quem adore, há quem deteste, mas os espelhos podem fazer milagres na decoração de pequenos espaços. O espelho, desde que colocado estrategicamente, aumenta o espaço, cria mais luminosidade, e proporciona até mais leveza ao ambiente. Jogos de espelhos, consolas espelhadas, enfim... existem muitas formas de tirar bom partido da ajuda que os espelhos nos podem dar na decoração.

Poucos quadros nas paredes- As paredes podem sim, ser aproveitadas para rentabilizar o espaço, mas devem ser o mais desimpedidas possível de quadros, estampas e fotografias. Muitos quadros pendurados numa parede, conferem um aspecto claustrofóbico quando se trata de um espaço reduzido. As paredes livres e desimpedidas conferem uma ideia de amplitude. É importante que os nossos olhos possam divagar pelo apartamento sem terem de esbarrar constantemente em objetos decorativos.

Muita arrumação- Uma dica fundamental é de que não pode existir desarrumação num apartamento pequeno. E é muito complicado manter tudo arrumado, quando temos pouco espaço. Para isso, na altura da decoração, devo ter em conta que armários, gavetas e outros embutidos são preciosos alicerces de arrumação. Tudo o que estiver fora do lugar, vai certamente contribuir para a sensação de que o apartamento é minúsculo, e isso é precisamente algo que quero evitar.

Não existem segredos na decoração de apartamentos pequenos. O que existe é uma maior necessidade de racionalizar o espaço. Depois trata-se de uma questão de gosto pessoal, e de saber aproveitar da melhor forma a área disponível. Quando a situação se torna mais complicada, também é possível contratar os serviços de um profissional na área da decoração. Os decoradores estão mais do que capacitados para enfrentar todos os desafios que os apartamentos pequenos representam.







No Comments

Add Comment