Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Descubra aqui como alugar um apartamento!



É proprietário de um apartamento e pretende rentabilizá-lo? Não sabe por onde começar nem como o fazer? Alinhamos aqui alguns tópicos fundamentais que o vão ajudar.

 

Condições e apresentação

Avalie o estado do imóvel, se necessita de obras essenciais e qual a sua apresentação/ aspeto atual. Quanto a obras essenciais não tem como fugir, se não as fizer o seu inclino irá exigi-las e a lei estará do lado dele. Quanto ao melhoramento da apresentação servirá apenas para o alugar mais rapidamente, principalmente se a sua zona apresentar muita oferta. Uma melhor apresentação também poderá justificar um valor mais alto da renda. Lembre-se que por vezes não é necessário muito capital para valorizar muito mais um imóvel pois os aspetos estéticos contam muito para a maioria dos consumidores.

 

Certificado energético

Se não tem terá de fazer. Este certificado é obrigatório, estando mesmo sujeito a uma multa pesada caso não o tenha. Este certificado tem uma validade de 10 anos, os preços podem variar consoante a tipologia e a área e o mesmo deve ser requerido junto da ADENE (Agência para a Energia).

 

Calcular o preço da renda

Em primeiro lugar faça contas às despesas, não se esqueça do IMI, condomínio, IRS, seguros, crédito habitação (se for o caso), impostos e reserve uma quantia para possíveis obras. Despesas somadas ficará a saber a partir de que valor terá rentabilidade.

Em segundo lugar faça uma pesquisa do valor de renda dos imóveis na sua zona para ter a noção do valor justo e de até onde pode ir.

 

Retire fotos de forma inteligente

A captação de imagens para divulgação é um passo gigante e importante nos dias de hoje. Seja inteligente, capte os melhores ângulos e dê enfâse aos pontos fortes do imóvel como por exemplo vistas, paisagens, exposição solar e equipamentos. Seja criativo neste passo!

 

Anuncie o apartamento

Pode utilizar plataformas ONLINE, jornais, anúncios em papel em cafés e outros estabelecimentos ou pode recorrer a uma agência imobiliária contando que esta apresenta uma comissão que por norma é correspondente à importância de uma ou duas rendas.

 

Estabeleça garantias financeiras

Para se salvaguardar é necessário estabelecer quais as garantias financeiras que irá exigir na celebração de contrato. Pode exigir fiadores, recibos de vencimento dos últimos meses, seguro que cubra duas ou três rendas e/ou renda/s de caução.

 

Elabore um bom contrato de arrendamento

Nesta fase é mesmo aconselhado recorrer a um profissional. Se alugar através de uma agência imobiliária esta poderá ajudar, caso contrário é útil recorrer a um solicitador ou advogado. Este contrato é muito importante pois é assinado por ambas as partes e é nele que estão todos os seus direitos e deveres tal como os do inquilino. Deve constar aqui as já referidas garantias financeiras, tudo o que inclui o imóvel (mobiliários, equipamentos, etc.), condições de rescisão, prazos, valores, estado do imóvel e outras informações relevantes. Este contrato terá de ser comunicado às Finanças.

 

Recibos Eletrónicos

Tal como o certificado energético, a falta deste passo pode lhe trazer coimas bem pesadas. É obrigatório a emissão de recibos do valor das rendas, os mesmo são emitidos no Portal das Finanças e têm de constar no IRS para que os valores sejam tributados.

 

Posto isto, não se esqueça que que todos os passos são importantes e que arrendar um imóvel se trata de algo sério e delicado pois pode significar uma boa fonte de rendimento mas para que não lhe traga transtornos deve ser bem feito do ponto de vista legal. Lembre-se também que o primeiro passo para cativar possíveis inquilinos passa por uma abordagem inteligente e apelativa. Se é novato neste tema é talvez inteligente procurar ajuda profissional balanceando dos custos associados.





No Comments

Add Comment