Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Comprar ou arrendar: qual a melhor opção?



A decisão entre a compra e o arrendamento pode não ser fácil. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma destas opções, para poder fazer uma escolha informada.

 

 

Independentemente de ter uma habitação para arrendar ou vender; ou de estar na posição contrária, em busca de um local para viver, uma questão que pode surgir é se a sua melhor opção é comprar ou arrendar.

De facto, tratando-se de um dos passos mais importantes na vida de uma pessoa, esta é uma decisão que deve ser ponderada e avaliada, não podendo decidir-se de ânimo leve qual a melhor opção.

Se antigamente a compra parecia ser, mediante a análise de números e percentagens, uma opção muito mais viável; a verdade é que, com os anos, vários indicadores têm demonstrado que a melhor opção é alugar.

Perante a crise económica e a instabilidade financeira em Portugal, bem como por diversas outras razões que mais adiante iremos mencionar, as preferências nacionais pareceram recair sobre o mercado do arrendamento.

Para que possa tomar a melhor decisão, no entanto, deixamos uma pequena análise da situação, onde apresentamos as vantagens e desvantagens da compra e do arrendamento. Venha conhecer as suas opções e tudo o que delas pode esperar, para que possa tomar a melhor opção ao decidir se vai comprar ou arrendar casa.

 

Comprar casa: as vantagens e desvantagens

 

Usualmente, quem procura uma casa para comprar encontra várias vantagens nesta opção, ainda que, em abono da verdade, devamos admitir que, como qualquer outra, esta tem caraterísticas mais e menos vantajosas.

O principal argumento de quem escolhe comprar é, usualmente, sobre o facto deste investimento permitir a aquisição de património próprio. Além de se passar a deter um bem de elevado valor, sobre o qual tem todo o poder de decisão, existe sempre a possibilidade de, mais tarde, o rentabilizar pela via da venda ou do arrendamento. Na verdade, a possibilidade de renegociar uma habitação, aproveitando as épocas ascendentes do mercado, constitui uma vantagem efetiva, já que pode gerar um lucro significativo para o proprietário.

As desvantagens da compra de casa, no entanto, também existem e, para algumas pessoas, podem fazer com que a aquisição não seja a melhor opção. Em termos tributários, por exemplo, a compra de uma habitação tem a desvantagem de criar encargos para o proprietário no que respeita a emolumentos e impostos. O pagamento do condomínio, no caso de prédios ou de urbanizações privadas, bem como a obrigatoriedade de integrar as suas decisões, é outro problema comum, que muitas pessoas gostam de evitar.

Além disso, a alteração urbana constante e as licenças de construção podem, com facilidade, criar cenários de desvalorização de uma habitação. Um exemplo disto seria, por exemplo, uma casa com vista mar, em frente à qual se construísse um outro edifício.

Por fim, uma desvantagem evidente prende-se com o facto de que uma casa, pelo valor do investimento, raramente é uma compra feita “a pronto”, o que significa que a maioria das pessoas terão de recorrer ao crédito. Além de todo o processo de aprovação – moroso e desgastante – os créditos incluem várias questões legais, comissões e taxas que encarecem a propriedade para o comprador.

 

Arrendamento: vantagens e desvantagens

 

O arrendamento apresenta, também, vantagens e desvantagens, embora as vantagens possam ser mais notórias do que os inconvenientes, levando muitas pessoas a pensar que a melhor opção é alugar.

Os maiores inconvenientes do arrendamento prendem-se com a liberdade do inquilino, que necessitará da autorização do seu senhorio para poder fazer eventuais modificações na casa (tal como pinturas, furos para quadros e outros); e com o facto de ser um investimento continuado em património alheio.

Ainda assim, as vantagens deste poderão suplantar as suas desvantagens, na medida em que, usualmente, se torna possível, por esta via, encontrar mensalidades mais acessíveis e sem quaisquer taxas e comissões associadas, sendo ainda responsabilidade do senhorio o pagamento dos impostos, de eventuais obras e do condomínio.

Outra vantagem que se destaca, principalmente pelas dinâmicas do nosso século, é a possibilidade de se mudar com maior rapidez e facilidade, caso a sua vida profissional ou pessoal o motive.





No Comments

Add Comment