Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como saber se o valor do aluguel é justo?



Para saber se o valor do aluguel do meu apartamento é justo, vou ter de levar em consideração alguns aspectos:

Preciso fazer uma pesquisa de mercado para comparar os preços praticados. Para tal, posso consultar publicações do ramo imobiliário, ficando assim ao corrente dos preços praticados na altura.

Também terei interesse em ler anúncios de agências de aluguel, pois através dessas publicações poderei fazer um juízo de valor sobre o valor do aluguel da minha casa.

Jornais (e algumas revistas), são igualmente boas fontes de informação, porque costumam ter páginas dedicadas ao mercado de arrendamento de imóveis.

A Internet é outra fonte valiosa de informação. Existem diversos sites dedicados exclusivamente ao arrendamento de imóveis de habitação. Nesses sites terei muitos elementos (e até fotografias de cada um dos imóveis), para estabelecer comparações, e tirar conclusões sobre a justeza do aluguel da minha casa.

Nada como conferir pessoalmente, e para isso é boa ideia eu ir visitar algumas das casas que estão disponíveis para alugar, e verificar semelhanças e diferenças. Assim mais facilmente ficarei com uma noção do valor que os outros senhorios pedem, e farei uma comparação mais abalizada.

Tenho que dedicar especial atenção aos valores de aluguel de apartamentos semelhantes ao meu, em tamanho, idade, estado de conservação, e número de assoalhadas. É entre esses apartamentos que colherei elementos de informação para saber se o valor do aluguel é justo.

A localização do apartamento é outro fator decisivo para determinar o valor do aluguel. Se o meu apartamento for bem localizado, num local onde existam diversas infraestruturas de apoio, ou se estiver numa cidade, o justo valor dele será elevado. Mas se pelo contrário, o meu imóvel estiver num lugar ermo, isolado e de difíceis acessos, o valor de aluguel terá de ser inferior.

Posso encontrar apartamentos alugados por valores mais baixos do que o meu, mas que talvez disponham de uma localização inferior. Ou pelo contrário, posso deparar-me com apartamentos idênticos ao meu, mas alugados por valores superiores, e que provavelmente gozam de uma localização mais privilegiada.

Todos os fatores citados acima, são condicionantes para o valor do aluguel. A justeza do valor tem de ser equacionada tendo em relação aos índices do mercado, e a minha vontade enquanto proprietário. É bem verdade que posso pedir o valor que achar interessante, tendo em vista o legítimo desejo de ganhar dinheiro com o aluguel do meu apartamento. Porém, se o valor do aluguel que eu pretender cobrar for acima da média, esse poderá ser um fator impeditivo para que o arrendamento se concretize.

Não me posso esquecer que os inquilinos de hoje em dia, estão muito bem informados sobre os valores praticados no mercado, e possuem as ferramentas de pesquisa que lhes permitem ter a noção correcta de quanto deverão ter de pagar pelo aluguel. Por isso convém que eu cobre preços de valor justo, não tendo prejuízo (como é óbvio), mas também não tentando arrecadar dinheiro que o imóvel, pode à partida não valer.







No Comments

Add Comment