Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como procurar apartamento para alugar em Portugal



Em Portugal, o mercado de arrendamento não consegue dar resposta à procura e os preços dos alugueres atingem picos históricos. O que é óptimo para os proprietários, é péssimo para os inquilinos. Contudo existem estratégias que facilitam a procura de apartamento para alugar:

  • Pesquisar sobre preços praticados: Ajuda muito se eu souber quais os preços que estão a ser cobrados por apartamentos semelhantes ao que eu pretendo alugar. Saber é poder, e se eu estiver bem informado corro menos risco de ser explorado por senhorios sem escrúpulos.
  • Qual a localidade aonde pretendo morar: Um factor determinante para o preço do aluger de um apartamento é a sua localização. Quanto melhor situado estiver, mais cara será a renda. Preciso de comparar os diferentes preços nas diversas áreas geográficas, para poder chegar a uma conclusão. Face à realidade do mercado, posso ter de abrir mão de alugar um apartamento na zona que prefiro, em detrimento de outro local aonde o aluguel seja mais acessível.
  • De que género de apartamento preciso?: Procurar um apartamento envolve uma ideia predefinida sobre o tamanho do mesmo, número de assoalhadas, área habitável, existência ou não de varandas, etc. O que tenho de fazer é uma abordagem às minhas reais necessidades. O que prefiro: um apartamento maior que será inevitavelmente mais caro, ou um mais pequeno e que me vai permitir uma maior liberdade finnceira? Procurar o apartamento ideal para o estilo de vida que posso sustentar é uma estratégia valiosa.
  • Não perder a noção de quanto posso pagar de aluguel: Por muito que me entusiasme, nunca posso perder de vista quais são as minhas possibilidades financeiras. Um aluguel muito elevado provocará perda de poder de compra. Posso ter de desistir de algumas coisas que aprecio, tais como actividades de lazer, férias, etc. Estou disposto a isso? Haverá de facto necessidade disso? O bom senso tem que prevalecer na altura de procurar um apartamento para alugar.
  • Ter paciência: Não será de um dia para o outro que vai surgir o meu apartamento ideal. Poderei ter de realizar inúmeras visitas, fazer muitos telefonemas, escrever muitos emails. A pressa é inimiga dos bons resultados. Um apartamento para alugar que eu possa pagar e que sirva os meus bjectivos,vale bem o tempo que irei gastar à sua procura.
  • Procurar nos sítios certos: Hoje em dia a Internet veio facilitar muito a procura de casa para alugar. Se eu aceder a sites especializados, terei um grande leque de apartamentos disponíveis para alugar. Poderei fazer buscas personalizadas, indicando a localização pretendida, o preço que posso pagar, o tamanho do apartamento e outros factores que podem ajudar a obter bons resultados na minha procura.
  • Pedir ajuda a amigos e familiares: Ter uma boa rede de apoio é excelente quando se está em busca de casa para alugar. Se eu pedir ajuda às pessoas que conheço, elas certamente me poderão informar sobre a existência de apartamentos vagos nas suas zonas de conhecimento.
  • Fazer tudo dentro dos preceitos da lei: Muito importante é procurar um apartamento cujo senhorio cumpra escrupulosamente os preceitos da lei, no que diz respeito a aluguer de habitação. Devo exigir um contrato de arrendamento válido, devidamente assinado e reconhecido como documento oficial. Se me sujeitar a pagar renda sem comprovativo de espécie alguma, poderei de facto econommizar algum dinheiro, mas estarei em situação ilegal. E não poderei recorrer à justiça em caso de surgir algum problema com o dono do imóvel.

Procurar apartamento para alugar em Portugal exige muito esforço. Mas se eu tiver paciência e souber aguardar pela casa certa, mais cedo ou mais tarde conseguirei alcançar o meu intento.







No Comments

Add Comment