Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como melhorar a iluminação do seu apartamento



Uma ótima iluminação é um dos pontos mais importantes ao montar um lar. Apartamentos não possuem o mesmo espaço e a quantidade de janelas de uma casa, o que torna a tarefa de iluminá-los devidamente um pouco mais desafiadora. No entanto, apesar de exigir um esforço maior, também é possível arrasar na iluminação de um apartamento. Confira como através das dicas a seguir.

Entenda a importância de investir em uma boa iluminação

Algumas pessoas cometem o erro de achar que a iluminação é importante apenas em termos de decoração, e refletem apenas se as lâmpadas e luminárias combinam com o restante dos móveis da casa. No entanto, investir em uma boa iluminação é algo bem mais importante, que pode influenciar inclusive na saúde dos moradores.

Ter um apartamento pouco iluminado pode fazer mal e impactar no psicológico de alguns indivíduos, e ainda existem casos de luzes de cores específicas que podem provocar enxaquecas em uma parcela das pessoas. Desse modo, é essencial pensar bem sobre os diferentes tipos de luzes antes de decidir como será a iluminação do imóvel.

Quais são os diferentes tipos de luzes?

Veja abaixo quais são as diferentes formas de se iluminar um espaço.

- Iluminação direta

A iluminação direta é utilizada para iluminar determinados objetos ou móveis diretamente. No geral, essa opção é ótima para tornar um cômodo mais intimista ou romântico.

- Iluminação indireta

A iluminação indireta, por sua vez, tem o objetivo de iluminar os ambientes de maneira uniforme, com a diferença de que a luz não estará diretamente na direção dos itens e móveis que se deseja iluminar. Nesse caso, a luminária é colocada em uma posição virada para uma superfície que possa refletir a luz para que a iluminação se espalhe por todo o espaço.

- Iluminação difusa

A iluminação difusa, assim como a indireta, é indicada para iluminar ambientes inteiros. Essa é a tradicional luz central que fica posicionada no teto, com o intuito de transmitir a luz de forma uniforme por todo o espaço, sendo bastante utilizada em salas e quartos.

Tenha atenção com as cores

O modelo e o posicionamento das lâmpadas e luminárias não são os únicos aspectos capazes de definir a qualidade da iluminação de um cômodo. Também é fundamental que as cores utilizadas na decoração do apartamento contribuam para que a luz do ambiente forneça o resultado esperado.

Para isso, vale lembrar que espaços mais escuros possuem a tendência de absorver a luz, ao tempo em que lugares mais claros conseguem refleti-la. Desse modo, durante o planejamento da iluminação de um imóvel, é preciso considerar as tonalidades das paredes, do teto, dos móveis e até mesmo do chão.

Utilize vidros e espelhos

Os espelhos têm um papel bastante importante na iluminação dos apartamentos, pois têm a função de refletir a luz do local, o que proporciona uma sensação de amplitude e faz com que o ambiente pareça bem maior. Sendo assim, é possível não apenas ampliar a iluminação, mas fazer com que todo o espaço pareça mais amplo.

Vidros, de forma geral, também podem ajudar a refletir e melhorar a iluminação do apartamento, especialmente os de tonalidade transparente. De acordo com arquitetos e decoradores, uma boa forma de utilizar essa vantagem é optando por divisórias e portas entre cômodos de vidro, o que possibilita que a luz atravesse diferentes ambientes.

Para completar, também é possível combinar o uso de espelhos e vidros ao posicionar espelhos de frente para paredes que tenham janela, o que faz com que a luz entre pela janela de vidro, chegue ao espelho e seja refletida por todo o cômodo.







No Comments

Add Comment