De forma geral, apesar dos apartamentos serem mais seguros do que as casas, pois muitos deles se encontram em condomínios com porteiros e vigilância 24 horas, proprietários e inquilinos também precisam se preocupar com a segurança desse tipo de imóvel, especialmente aqueles que passam o dia inteiro fora por razões de estudo ou trabalho.
Através de algumas medidas e cuidados bem simples já se torna possível melhorar a proteção do apartamento e ter mais tranquilidade em relação ao imóvel. Confira a seguir quais medidas são essas.

1. Mantenha as portas sempre trancadas
Essa é uma dica que parece óbvia, mas muitas pessoas que moram em apartamento se acostumam a deixar as portas destrancadas devido a uma falsa sensação de segurança. Mesmo em prédios com câmeras na portaria e nos elevadores é recomendável manter as portas sempre fechadas, até mesmo para uma saída rápida ou ao buscar uma correspondência na portaria, por exemplo.
Por mais que exista uma confiança em relação aos vizinhos e aos funcionários do prédio, é impossível conhecer a todos que circulam pelos corredores, e por isso o melhor é se prevenir e não esquecer de trancar as portas.
2. Receba os entregadores na portaria
Ter que descer para receber encomendas ou entregas de comida na portaria não é algo prático, mas em termos de segurança essa é a alternativa mais indicada. Já existem cidades em que essa é uma prática comum, não apenas como medida de proteção ao cliente, mas também ao próprio entregador. Como estamos em um mundo conectado, em que compartilhamos cada vez mais informações sobre nossas vidas na internet, o melhor é agir com cautela e evitar trazer um desconhecido até a porta do apartamento.
3. Instale grades ou redes de proteção
Além de serem fundamentais para as famílias com crianças pequenas, as grades e redes de proteção também são uma alternativa importante para quem mora em apartamentos do primeiro ou segundo andar, ou ainda dentro de um condomínio que tenha muros mais baixos. Mesmo que exista uma probabilidade apenas remota de invasão, esse é um investimento de segurança capaz de trazer mais tranquilidade e qualidade de vida aos moradores.
4. Tenha discrição antes de viajar
Essa é uma questão que muitas pessoas se esquecem, o que não deixa de ser uma falha de segurança. Antes de qualquer viagem em que o apartamento ficará completamente vazio, a melhor sugestão é ser discreto, não dividir essa informação com muitas pessoas e sim com as mais próximas e de confiança. Caso possível, é interessante deixar uma chave reserva com um familiar ou um amigo íntimo, e pedir que essa pessoa verifique o local uma ou duas vezes, apenas como garantia de que está tudo em perfeita ordem.
5. Atente-se aos detalhes
Pequenos detalhes, como ter um olho mágico na porta, fazem a diferença para melhorar a segurança de um apartamento. Através dessa ferramenta, o morador pode analisar quem está tocando a campainha e decidir se irá ou não permitir a entrada do visitante. Além disso, sempre que sair do elevador ou chegar pelas escadas ao andar do seu imóvel, o morador deve prestar atenção se existe algum desconhecido à paisana no corredor, o que pode ser algo suspeito. Em uma situação como essa, o ideal é voltar até a portaria e tentar se informar sobre o desconhecido.
6. Solicite a identificação de funcionários e prestadores de serviço no prédio
Nas reuniões de condomínio, é importante sugerir que os funcionários do prédio e qualquer prestador de serviço terceirizado que circule pelas instalações do edifício, estejam devidamente uniformizados. Isso contribui para a segurança pois permite uma identificação rápida e evita mal entendidos.