Entregar a casa e mantê-la nas melhores condições possíveis, escolher bem o inquilino e tomar alguns cuidados no contrato são algumas das dicas para evitar problemas de inadimplência na locação de um imóvel e garantir sua conservação.
Seja por necessidade ou como investimento, alugar um imóvel continua rentável; principalmente se você levar em conta algumas dicas que podem te ajudar a encontrar o melhor inquilino, conseguir um aluguel um pouco mais alto, evitar problemas com o inquilino e evitar que ele queira trocar de imóvel.

Quanto mais profissional for o processo de aluguel de moradias, menos chance haverá de encontrar qualquer tipo de contratempo. O processo de arrendamento começa com a preparação da casa, a publicação do anúncio de arrendamento e a seleção do inquilino que oferece as melhores garantias.
Alguns truques a ter em conta
-Uma casa em boas condições tem mais chances de ser cuidada e, além disso, pode-se obter uma renda maior por ela. Consertar qualquer dano que possa existir e despersonalizar a casa por meio de técnicas de home staging ajudará mais inquilinos em potencial a se interessarem pela propriedade.
-Boas e abundantes imagens da casa já equipada e informação detalhada sobre todas as características do imóvel são os melhores ingredientes para um bom anúncio de arrendamento.
-Em relação ao valor do aluguel, os preços de outros imóveis próximos com características semelhantes podem dar uma ideia do preço pelo qual pode ser alugado na região.
-Quanto mais detalhada for a descrição da casa, menos hipóteses haverá de não corresponder às expectativas dos potenciais inquilinos quando a visitarem.
-Em localidades com grande procura, dezenas de pedidos de visita podem ser recebidos em poucos dias, pelo que existe a possibilidade de escolher o inquilino que mais confiança oferece entre os candidatos.
-No primeiro contacto telefónico é possível recolher informação sobre a situação laboral de cada interessado, os motivos que os levam a mudar de casa e as suas expectativas em relação ao arrendamento da casa.
-Pessoas com contrato por tempo indeterminado, com antiguidade na empresa, folha de pagamento elevada e emprego num setor com boas perspetivas serão as que mais segurança dão ao proprietário, sobretudo se houver mais do que uma pessoa no agregado familiar com emprego estável.
-Os proprietários podem consultar os arquivos privados de inquilinos inadimplentes para confirmar se o inquilino em potencial já esteve inadimplente.
-Existe ainda a possibilidade de contratar um seguro de arrendamento e ainda deixar a seleção do inquilino nas mãos de uma empresa especializada.

-Para evitar situações problemáticas, além de cumprir a Lei, recomenda-se que o contrato inclua algumas cláusulas e um inventário completo de todos os imóveis que estavam dentro do imóvel no momento da locação, bem como seu estado.
-A par das precauções relacionadas com o contrato que o senhorio pode tomar, também é aconselhável alterar a titularidade dos bens de habitação logo que o contrato seja assinado e se possível, pois desta forma o incumprimento será da responsabilidade do o inquilino.