A maioria das casas tem seu próprio cheiro distinto, e é bom entrar em uma casa e sentir que a fragrância é leve e única. No entanto, também é fácil que os odores se concentrem em determinadas áreas por diferentes razões. A cozinha, as zonas mais húmidas, as casas de banho... Podem ser muitas as circunstâncias que as provocam.
Às vezes, truques simples são suficientes para fazê-los desaparecer. Estes são os truques para que o cheirinho da casa fique sempre maravilhoso de uma forma simples e natural que não vai custar a ninguém.
Evite os maus odores na cozinha
Decorar a cozinha com plantas aromáticas traz energia e vitalidade ao ambiente, além de evitar o cheiro dos alimentos. Quando estiver cozinhando, toque um pouco nas folhas de manjericão ou tomilho, e esse aroma vai pairar no ar. Para tirar o mau cheiro do forno e do micro-ondas, basta mergulhar algumas cascas de limão em uma tigela com água quente.
Ventilar diariamente
Será suficiente abrir as janelas por dez minutos pela manhã, se a ventilação puder ser cruzada, melhor. Muitas vezes não se percebe o cheiro que pode ter ficado na cozinha, por exemplo, de peixe assado, ou mesmo a umidade do banheiro. É por isso que trazer um sopro de frescor para o interior da casa é o primeiro passo para que ela sempre cheire bem.
Velas aromáticas
As velas são um elemento muito comum na decoração de qualquer divisão. Existem de todos os tipos: perfumes diversos, em frascos, alongados para colocar em lustres... O que os especialistas recomendam é escolher uma fragrância com a qual se sinta identificado, que seja feito de ceras naturais sem produtos químicos prejudiciais à saúde, e que exalam um leve odor mesmo que permaneçam desligados.
Flores
Na hora de escolher o tipo de flores que melhor se adapta ao estilo decorativo de uma casa, é preciso decidir entre flores secas ou frescas. Ambas as opções ajudam a deixar os quartos cheirosos, mas de maneiras diferentes. Em primeiro lugar, as flores secas duram mais, por isso serão trocadas com menos frequência. O ideal é escolher um buquê variado e adicionar algumas gotas de óleo essencial de vez em quando. Por outro lado, as flores frescas trazem vitalidade para a casa e seu cheiro é natural.
Perfumar os armários
Embora não pareçam à primeira vista, os armários também podem gerar maus odores se não for dada atenção a determinados detalhes. Além de sempre lavar e arejar bem as roupas que vão ser guardadas, é aconselhável escolher um tipo de erva aromática ao gosto de cada um e secá-la dentro de saquinhos de pano. Se, por exemplo, fosse usado tomilho ou alecrim, o armário exalaria um leve aroma dessas plantas sem a necessidade de produtos químicos.
Os difusores
Os difusores automáticos possuem reservatório de água e vaporizam, espalhando o aroma do óleo essencial de sua preferência. Você também pode adicionar algumas gotas de amaciante de roupas para deixá-lo com cheiro de limpo.