Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como decorar um corredor estreito no seu apartamento alugado



Decorar o corredor estreito do seu apartamento alugado pode ser tarefa complicada. Mas existem algumas estratégias que o poderão ajudar bastante na decoração dessa divisão da casa.  

 

 

Altura dos móveis

 

Não devo utilizar móveis altos para decorar o meu corredor estreito. Quanto maiores forem os móveis, maior será a sensação de falta de espaço. Não incluir mobiliário na decoração deste tipo de corredor seria o indicado. Mas se não for possível prescindir de um móvel, devo escolher um de dimensões reduzidas.

 

Funcionalidade

 

O melhor a fazer para decorar o meu corredor, é optar pela funcionalidade. Uma boa estratégia é privilegiar as prateleiras corridas em vez de portas e gavetas. As prateleiras incentivam a colocação de um reduzido número de objectos, e conferem ao corredor uma característica de leveza e graciosidade.

 

Minimalismo

 

Quanto menos detalhes melhor. O corredor estreito ficará muito mais harmonioso se eu reduzir bastante a quantidade de acessórios, bibelots, naprons e outros enfeites. Jarrões de pé alto, floreiras e bengaleiros também são de evitar, pois enchem o espaço, sem terem uma real utilidade.

 

Cores claras

 

As cores escolhidas para a decoração do meu corredor também são de grande importância. As melhores são as cores claras, pois conferem a ideia de luminosidade e grandeza. A pintura das paredes, as cores predominantes nos objectos decorativos, bem como a cor dos móveis do corredor, deverão ser claras. A clássica cor branca é sempre uma boa aposta, mas também poderei usar o tom pérola, marfim, beje, ou até o amarelo pálido.

 

Atenção aos tapetes

 

Os tapetes são muitas vezes empregues na decoração de corredores. No caso do meu corredor estreito preciso ter cuidado com estes acesórios de decoração. Um tapete, disposto a uma das pontas, ou ao meio do corredor, vai seccionar o espaço. Isso fará com que o corredor pareça ainda mais estreito do que é na realidade. A decoração do meu corredor estreito ficará muito mais interessante se ao invés de tapetes, eu optar por uma passadeira comprida, com riscas horizontais (que ajudarão a criar a ilusão de largura).

 

A importância da iluminação

 

Quanto mais luz houver no corredor, menos estreito ele parecerá. O ideal seria poder contar com luz natural no corredor estreito do meu apartamento alugado. Porém se esse não for o caso, a iluminação artificial deve ser bem pensada. Lâmpadas de tonalidade clara são as mais indicadas. Um candeeiro rente ao tecto (plafond) é uma excelente estratégia. Candeeiros com correntes compridas, e lâmpadas rebaixadas reduzem o espaço e passam a sensação de claustrofobia. Nada de luzes mortiças nem amarelas. O efeito sombreado pode ser bastante interessante noutros espaços, mas num corredor estreito deve ser evitado.

 

Quadros, fotografias e outras imagens

 

Posso decorar o meu corredor estreito com um quadro de dimensões razoáveis, colocado ao centro da parede. Posso também escolher algumas fotografias de família e dispô-las de forma elegante, ou recorrer a uma imagem com qualquer motivo à minha escolha para embelezar uma ou as duas paredes do meu corredor. Mas não devo encher as paredes de imagens, quadros, pinturas e outros objectos. Uma grande quantidade de informação vai ocupar muito do espaço que preciso para manter uma ideia de sobriedade tranquila.

 

Quanto maior for a harmonia entre as cores, a luz, e os objectos utilizados na decoração do corredor, melhor será o efeito final. Uma boa decoração é aquela que se impõe de forma natural, e sem necessitar de recorrer a grandes subterfugios. O corredor estreito do meu apartamento alugado estará bem decorado, quando eu me sentir calmo e tranquilo ao passar por ele. Em decoração muitas vezes "menos é mais", e mais qualidade é decididamente melhor.





No Comments

Add Comment