Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como calcular o valor do imóvel para venda?



Quando tenho um imóvel que pretendo vender, devo procurar a melhor informação sobre o valor que vou pedir por ele. Não conhecer o real valor do imóvel pode ser um sério obstáculo à venda. Se pedir dinheiro a mais do que o imóvel vale, terei muitas dificuldades em encontrar comprador. Se pedir dinheiro a menos do que o imóvel vale, os possíveis compradores poderão sentir alguma desconfiança em relação à qualidade do imóvel.

Por isso antes de mais nada, preciso de fazer uma boa pesquisa de mercado. Tenho que estar a par do valor dos imóveis situados na mesma zona, e que possuam características semelhantes ao meu. Não estou obrigado a seguir os mesmos padrões de avaliação que orientaram os outros vendedores, mas é muito bom ter uma sólida base de comparação. Comparar com os outros preços do mercado vai-me colocar a par da realidade imobiliária, e vai-me ajudar muito a calcular o valor do imóvel para venda.

 

 

 

Dicas 

Para fazer a pesquisa de mercado, posso consultar sites e plataformas na Internet. Nesses sites encontro dados e fotografias sobre imóveis parecidos com o meu. As plataformas virtuais facilitam-me também contactar com outros proprietários, e sondar sobre condições e estratégias empregues neste género de transacções. As informações obtidas por meios virtuais têm a vantagem de me pouparem despesas de deslocação e desperdícios de tempo.

Se quiser parecer totalmente profissional sobre o valor do meu imóvel, posso também pedir a ajuda de um avaliador. O avaliador fará uma visita ao imóvel que pretendo vender, e dará uma apreciação baseada nos mais modernos critérios financeiros e de avaliação. Baseado nesse parecer, posso calcular de maneira fácil e realísta o valor do meu imóvel. Convém escolher um avaliador bem informado e com muita experiência, pois os critérios de avaliação no mercado imobiliário mudam constantemente. Obter um parecer desactualizado irá prejudicar o lucro que poderei obter com a venda do meu imóvel.

 

Pedir ajuda

Outra forma de calcular o valor do imóvel que tenho para venda, é confiar esse processo a uma firma própria. Existem no mercado diversas firmas imobiliárias que se encarregam de avaliar, e até comercializar os imóveis. A desvantagem nesse caso, poderá ser a percentagem de lucro que essa firma irá ganhar com a venda do imóvel.

Tenho sempre de me basear em factos realistas e não me deixar levar pela ganância, ou pelo sentimentalismo. Para calcular o valor do imóvel tenho que o ver com os mesmos olhos com que um vulgar comprador o verá. Nada mais, nada menos. O valor que o imóvel possa ter para mim, a nível sentimental, apenas a mim diz respeito. De igual forma a maior, ou menor necessidade que eu tenha de ganhar dinheiro com a venda do imóvel, não fará com que ele passe de facto a valer mais...

Resumindo, são vários os factores que tenho de levar em conta e que me ajudarão a calcular o valor do imóvel: a sua localização, a sua idade, o estado de conservação, o tamanho e a funcionalidade das suas áreas, e também a minha disponibilidade para negociar o preço com o cliente. Dependendo do cliente em questão, a possibilidade de estabelecer uma negociação pode ser uma mais valia. Muitos proprietários solicitam mesmo um valor acima do real valor, já dando assim margem a uma negociação na qual o preço vá baixando até ao real valor do imóvel.

 

Preço objetivo

Convém também salientar que em boa verdade o valor do meu imóvel será aquele que o cliente estiver disposto a pagar por ele. Por muito valorizado que o meu imóvel possa estar, isso de nada me servirá, se não for capaz de encontrar comprador interessado nele. Por isso devo ser flexível permeável a negociações e honesto o mais possível. Não perder de vista o objectivo de ganhar dinheiro, claro, mas não adoptar posturas intransigentes que só prejudicarão a venda que pretendo fazer.





No Comments

Add Comment