Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como alugar um apartamento em 3 etapas?



Arrendar um apartamento pode parecer um processo muito complicado para quem vai, pela primeira vez, tornar-se senhorio. De facto, entre questões práticas e preocupações, existem aspetos a considerar. Venha conhecer as 3 etapas do arrendamento de um apartamento.

Começar a jornada no mundo do arrendamento imobiliário pode não ser simples. Ainda assim, motivados pelas vantagens, muitos proprietários desejam lançar-se nesta aventura e alugar o seu apartamento.

 

alquiler.jpg

 

Arrendar um apartamento implica questões diversas. Para começar, os proprietários têm sempre alguns medos quanto à forma como o inquilino irá tratar o espaço, desejando que o seu uso não venha a degradá-lo. Além disto, geram-se ainda dúvidas e preocupações quanto ao processo e às obrigações tributárias que surgem com este tipo de arrendamento. Por fim, as questões relacionadas com o pagamento e as garantias por parte do arrendatário são, também, uma questão comum e pertinente.

Existem muitas coisas a considerar para arrendar um apartamento, de forma segura e que garanta o cumprimento das obrigações e o retorno financeiro desejado. Ainda assim, simplificando, é possível reduzir a apenas 3 etapas todo o processo de arrendar o seu apartamento.

Venha conhecer as 3 etapas fundamentais para que possa arrendar o seu apartamento de forma bem sucedida.

 

Etapa 1: Preparar e rentabilizar o imóvel

Antes de arrendar o seu imóvel e para garantir que o consegue arrendar pelo melhor preço, é muito importante garantir que este se encontra em bom estado.

Embora fazer obras de recuperação ou de renovação possa parecer-lhe uma despesa excessiva, a verdade é que isto ajudará a valorizar o imóvel, ao mesmo tempo que faz, logo num primeiro momento, uma triagem do inquilino ao qual irá arrendar o seu apartamento.

Ainda que não modernize as divisões, garanta que todas as portas e janelas estão funcionais, que não existem manchas de humidade ou rachas e, se necessário, proceda à pintura das paredes. Deve também garantir que todos os aspetos relacionados com canalização e eletricidade estão funcionais.

 

Etapa 2: Selecionar e verificar o inquilino

Para evitar os indesejados inquilinos inadimplentes deve garantir que seleciona com algum cuidado a pessoa (ou pessoas) a quem irá arrendar o seu espaço.

Fazer a seleção dos inquilinos pode implicar vários passos, incluindo uma entrevista com os mesmos e o pedido de referências de anteriores senhorios. Deverá também pedir comprovativos de rendimento, tais como a última declaração do IRS ou os últimos recibos de renda, para garantir que este tem a possibilidade financeira para cumprir as obrigações para consigo.

Por uma questão de segurança, pode também pedir uma caução e fiadores.

 

Etapa 3: Fazer o contrato de arrendamento

Garantir que tudo está conforme o estipulado pela lei e que existe um documento escrito que explicita os direitos e obrigações do proprietário e do arrendatário é muito importante.

Vários aspetos devem estar explícitos no contrato de arrendamento, incluindo os termos da entrada e da saída do inquilino, a extensão do contrato e os prazos de pagamento para as rendas.

O valor da renda é outro dos aspetos que deve estar contratualmente estipulado, bem como a cargo de quem ficam os pagamentos de encargos como serviços de limpeza, condomínio e despesas com serviços (luz, água, gás).

A divisão na despesa de eventuais obras que sejam necessárias na habitação deve também ser estipulada por este contrato sendo que o mais convencional é que as obras fiquem a cargo do senhorio, exceto nos casos em que os arranjos necessários se devam ao mau uso das instalações por parte do arrendatário.

Os aspetos práticos devem estar bem explícitos neste contrato para garantir a proteção do proprietário e também de quem arrenda o apartamento.





No Comments

Add Comment