Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Como alugar seu imóvel: passo a passo para iniciantes



A rentabilidade de um aluguer não é desprezível, mesmo para estes tempos. Mas isso vai depender da casa, da área e da quantidade de metros quadrados. Ainda assim, situa-se bem acima de outros produtos financeiros como o prazo fixo. Por isso, hoje queremos focar nas chaves para alugar um apartamento com segurança.

No entanto, um aluguel ainda é um investimento com certos riscos. O não pagamento das rendas por parte dos inquilinos, a besta negra dos proprietários, é uma das principais preocupações na hora de arrendar um apartamento. Também possíveis danos à casa podem assustar quem está pensando em alugar. Mas não se desespere! Se você tem clientes que procuram alugar, é possível recomendar alguns cuidados para iniciar esta nova aventura com uma sólida rede de segurança.

Passos a seguir para começar a alugar

Estas são as nossas dicas sobre o que fazer para alugar um apartamento:

1.Encontre o inquilino ideal

Encontrar um inquilino que cuide da casa como se fosse sua e que também seja pontual no pagamento não é uma tarefa fácil. Mas também não é uma missão impossível.

Verifique sua solvência

Um contrato de trabalho ou folha de pagamento é suficiente para saber se você tem uma renda regular. Hoje existem muitas imobiliárias que realizam estudos de viabilidade para seus clientes em potencial.

Desconfie do inquilino perfeito

Verifique tudo o que ele diz e tome uma decisão consciente. Existem verdadeiros profissionais em boas primeiras impressões que depois param de pagar.

 

2.Lidar cara a cara

Um contrato de aluguel não é uma hipoteca, mas é uma relação entre inquilino e proprietário que durará vários anos, por isso é conveniente que você converse cara a cara com os dois lados da equação.

 

3.Escrever um bom contrato

Já mencionamos a importância de não incluir cláusulas abusivas nos contratos, pois elas podem se voltar contra o seu cliente.

Além disso, recomendamos que você consulte um profissional que conheça bem a lei e que seja capaz de defender os interesses de ambos para que o relacionamento seja o mais tranquilo possível.

 

4.Entregue o apartamento em condições

É uma fonte muito comum de problemas. Presume-se que o apartamento seja entregue em condições de limpeza e habitabilidade e quando chega o dia da entrega das chaves nem tudo está perfeito.

Embora a lei não exija que o apartamento esteja limpo e pintado, presume-se que o proprietário seja o primeiro interessado em deixar o inquilino confortável.

 

5.Peça garantias

O que está detalhado na lei é uma garantia de depósito de um mês, embora muitos proprietários peçam garantias adicionais. Lembre-se sempre que é obrigatório o proprietário depositar a caução no órgão correspondente, sob pena de ser multado.

6.Cuide do seu inquilino

Um aluguel pode ser um negócio muito lucrativo. Nas melhores zonas da capital atingiu picos bastante elevados. Por isso, ter um contrato com um inquilino que seja pontual no aluguel e não cause problemas é uma mina de ouro. Uma má decisão pode significar a perda de um inquilino.

 

 


rental-agent-shaking-hands-with-client-2021-09-24-04-08-26-utc.jpg 




No Comments

Add Comment