Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Calcular aumento de aluguel



rentaaa.jpg

Como calcular o aumento do aluguel é a grande incógnita que surge todos os meses entre quem tem que renovar o contrato de moradia, para saber quanto terá que pagar por mais um ano. Existe uma fórmula que permite fazer as contas e ter uma previsão mínima.

Quem pretender calcular os novos aumentos das rendas em setembro de 2022 e antecipar o relatório que as imobiliárias terão de fazer a partir de amanhã, pode fazê-lo com apenas alguns dados, como a data em que foi assinado o contrato de arrendamento do imóvel.

Para saber de quanto será o aumento, você terá que acessar a página do Banco Central e ver o Índice de Contratos de Arrendamento Mercantil (ICL) que corresponde à data em que o contrato foi assinado.

Em segundo lugar, devemos calcular a variação que existe. Por exemplo, se uma pessoa assinou seu contrato em 31 de agosto de 2021, ela terá que dividir o ICL atual com o dessa data. Por fim, o resultado da conta anterior deve ser multiplicado pelo valor do aluguel original.

Em suma, o método consiste em dividir o valor total da renda pelo índice correspondente à última atualização dos 12 meses subsequentes e multiplicá-lo pelo índice de 2022 da mesma data. O número que essa conta render será o valor que os inquilinos terão que pagar durante todo o ano.

 

Importante

É muito importante mencionar que a locação deve conter uma cláusula que especifique explicitamente que o aluguel do apartamento aumentará com base no IPC.

Portanto, o preço do aluguel de uma casa é determinado por vários fatores, um dos quais é o IPC, que já sabemos calcular.

Como o aluguel será aumentado de acordo com o contrato?

Dependendo de quando assinamos o contrato de aluguel ou em que data o fizemos, o aumento do aluguel pode ou não ser feito e nos termos acordados. Os regulamentos estabelecem um sistema de controle para o aumento do preço do aluguel, estabelecendo um limite superior de atualização consistente, em que o aumento produzido em decorrência da revisão anual, sem prejuízo do mecanismo acordado entre as partes no contrato assinado , não pode exceder, em nenhum caso, o resultado da aplicação da alíquota do IPC, evitando aumentos que possam ser considerados abusivos. 

 

A atualização do aluguel é opcional para os proprietários A atualização das rendas em Portugal é facultativa, existindo contratos, sobretudo os mais recentes, que poderão prever outro regime de atualização, segundo o jornal português Público. Existe ainda outra exceção: os contratos de arrendamento habitacional anteriores a 1990 e os contratos de arrendamento comercial anteriores a 1995, que foram integrados no Novo Regime do Arrendamento Urbano de Portugal (NRAU) por força da nova lei do arrendamento, continuam abrangidos pelo regime transitório e o valor do aluguel não pode ser modificado.

 

Qual é a renda média em Portugal?De acordo com os últimos dados do relatório de preços idealista, a renda média em Portugal é de 10,9 euros/m2, com valores médios de 9,8 euros/m2 no Algarve, 12,7 euros/m2 em Lisboa e 10 euros/m2 no Porto. 


rentaaa.jpg 




No Comments

Add Comment