Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Arrendar um apartamento quando se é jovem: 7 dicas



Principalmente quando se é jovem, arrendar um apartamento pode parecer uma boa alternativa à compra. Ainda que o arrendamento possa ser mais simples e indicado para os jovens, é necessário conhecer o processo para conseguir os melhores resultados. Conheça 7 dicas pensadas, nomeadamente, para os jovens que querem arrendar um apartamento.

Em Portugal, o mercado do arrendamento apresenta inúmeras vantagens, quer para os proprietários quer para os inquilinos. No caso dos inquilinos mais jovens, o arrendamento não só pode oferecer soluções em termos financeiros, mas também pode facilitar as mudanças que, nesta fase da vida, são comuns.

Nestas faixas etárias, as mudanças de emprego, de cidade ou de estado civil são frequentes e alteram por completo os planos dos jovens, tornando o arrendamento a primeira escolha de muitos.

Para arrendar uma casa, no entanto, os jovens devem ter em mente os processos relacionados com o arrendamento e conhecer os seus deveres e obrigações, assim como os deveres e obrigações do inquilino.

Hoje, damos 7 dicas fundamentais para os jovens que querem arrendar um apartamento. Venha conhecê-las.

 

Dica 1: Avalie a sua situação

 

Ainda que o que foi referido seja verdade e muitos jovens vivam de forma instável, podendo a sua vida modificar-se de um dia para o outro, é igualmente verdade que nem todas as situações se enquadram no quadro descrito.

Assim, um jovem que esteja a ponderar arrendar um apartamento deve, primeiramente, analisar a sua situação, avaliando se, no seu caso em particular, é mais vantajoso arrendar ou comprar casa.

Ainda que o arrendamento tenha um valor fixo, um crédito à habitação poderá ter valores mensais mais baixos. Analisar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão pode ser importante.

 

Dica 2: Analise bem a localização

 

Ao arrendar um apartamento não importa apenas o estado em que este se encontra ou a sua tipologia, sendo de máxima importância que a sua localização seja tida em conta.

Além dos preços dos arrendamentos variarem consideravelmente de acordo com a cidade escolhida, estes também podem alterar-se dentro de uma mesma cidade, considerando a zona.

Embora o preço seja uma questão usualmente importante nos primeiros anos de vida, deve ter em consideração, no momento da escolha de um apartamento, se este é próximo ao seu trabalho, aos transportes públicos ou às infraestruturas de que necessita. A proximidade pode ser, no final de contas, uma vantagem também em termos económicos

 

 

Dica 3: Garanta que possui todos os essenciais

 

Hoje em dia, a maioria dos senhorios irá pedir garantias para arrendar o seu imóvel e, por isso, deve ter em mente que precisará de apresentar alguns documentos e garantias.

Entre os documentos, precisará, possivelmente, de um comprovativo de rendimentos e/ou da sua declaração de IRS mais recente.

É provável que alguns senhorios solicitem ainda contactos de referência de senhorios anteriores (caso existam) ou um fiador, pois quer ter 

 

Dica 4: Leia o contrato com atenção

 

A maioria dos contratos de arrendamento segue um modelo padrão, onde estão estipulados os termos do contrato no que respeita ao valor da renda, ao período de pagamento, à temporalidade do contrato e às normas e obrigações de cada uma das partes.

Ainda que os contratos sigam este padrão, no entanto, para garantir que tudo está em conformidade com o que espera, recomendamos que leia sempre o contrato atentamente, antes de o assinar.

 

Dica 5: Visite o apartamento

 

A tendência para ver apartamentos para arrendar online e sentir que se encontrou o lugar ideal é muito grande.

Ainda que o seja, a verdade é que nem sempre o apartamento tem as condições que parece ter.

Visite o apartamento e verifique se este precisa de alguma reparação ou arranjo antes de se mudar e fale com o senhorio sobre essa necessidade. Será mais simples que este tipo de procedimento aconteça antes que se tenha mudado.

 

Dica 6: Faça tudo legalmente

 

O processo legal do arrendamento é fundamental para que esteja protegido.

Embora alguns jovens se deixem levar por sugestões de senhorios incumpridores que, em troca de não fazerem contrato ou passarem recibos, praticam preços mais acessíveis, a verdade é que, desta forma, não estará protegido legalmente.

Por exemplo, se o senhorio quiser, de um momento para o outro, recuperar a sua propriedade, é importante que exista um contrato assinado e ter toda a proteção legal perante estas situações.

 

Dica 7: Comunique com o seu senhorio

 

A comunicação é um dos passos mais importantes de qualquer negócio e, no arrendamento, também o é.

Procure manter uma boa relação com o senhorio, comunicando todas as necessidades da propriedade e avisando, caso algum imprevisto o impeça de pagar a renda no prazo previsto.





No Comments

Add Comment