Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Arrendar apartamento em Aveiro



Para arrendar o meu apartamento em Aveiro preciso ter noção exacta do valor do mercado de aluguer nessa cidade. Para tal posso pesquisar na internet, ou procurar em publicações da especialidade. Posso também pedir informações junto de firmas imobiliárias que sempre têm actualizações sobre esse assunto.

Hoje em dia, as redes sociais são outra excelente fonte de informação sobre o preço de habitações de aluguer. Qualquer fonte será boa, desde que fidedigna e de credibilidade comprovada. Só depois de estar na posse do máximo possível de informação, vou ser capaz de estabelecer uma renda mensal justa para o meu imóvel.

Não posso esquecer que Aveiro é chamada de "Veneza portuguesa", e que imensos visitantes nacionais e estrangeiros chegam a esssa cidade em busca de diversão e lazer. Se o meu apartamento ficar bem no centro da cidade, perto dos canais e das embarcações típicas da Ria de Aveiro, então tenho em mãos uma fonte muito considerável de rendimento. O centro da cidade é porventura o melhor local para permanecer uns dias, e o mais apetecido por parte dos visitantes.

 

 

 

Arrendamento em Aveiro

Se o apartamento que pretendo alugar se localizar na zona mais antiga da cidade, provavelmente não poderei cobrar uma renda mensal tão elevada, mas o meu apartamento continuará a atrair muitos inquilinos. Serão talvez pessoas com menos posses financeiras, mas quiçá mais responsáveis e respeitadores da propriedade alheia. Não devo esmorecer se não conseguir inquilinos jovens e dinâmicos. Pessoas de idade um pouco mais avançada são óptimos clientes em potência. Regra geral são bons pagadores, tranquilos, não causam problemas na vizinhança, não são desgaradáveis ou mal educados e quase sempre entregam o apartamento igual a quando o receberam.

Para tirar o melhor partido do meu imóvel em Aveiro posso também inteirar-me com pormenor sobre os passeios a realizar na cidade, locais de interesse a visitar, horários e preços de excursões e outras actividades que possam interessar a possíveis inquilinos. Talvez que essas actividades levem a um prolongamento do período de estadia no meu apartamento, e a um subsequente aumento do meu lucro.

 

Tenha em conta a legislação vigente

Não posso de forma alguma descurar os aspectos legais e burocráticos que envolvem o aluguer do meu apartamento. Os procedimentos legais estão em constante mudança, e leis que serviam ontem podem já não ser as mesmas que se empregam hoje. Por isso é de todo o meu interesse procurar aconselhamento com um advogado especializado nesta matéria. Vou precisar de elaborar um contrato de aluguer de imóvel, e existem mil e um pormenores técnicos que não posso negligenciar.

Caso não tenha muito tempo disponível, ou não possua grande à-vontade para fazer publicidade do meu apartamento, posso procurar os serviços de uma agência de alugueres. Essas agências imobiliárias tratam de toda a parte burocrática envolvida no processo, e a troco do pagamento de uma determinada quantia em dinheiro prestam um serviço inestimável.

 

Escolha do inquilino

Confiar não só no meu instinto, como fundamentar as minha opiniões em factos provados é muito importante para conseguir um bom inquilino. Algumas pessoas inspiram confiança, e tornam-se simpáticas assim que as conhecemos. Enquanto senhorio, preciso de poder confiar no meu inquilino. Afinal ele vai ter a seu cargo um meu bem muito valioso. Mas não basta que eu considere a pessoas confiável. Tenho de me rodear do maior número de indicios que apontem para a fiabilidade desse alguém. Se algo me parecer estranho, ou se algo me levantar dívidas, então o procedimento mais acertado será o de não firmar contrato com essa pessoa.

Aveiro é uma cidade linda, e absolutamente fascinante. Candidatos a inquilinos para o meu apartamento não vão faltar. Posso escolher com calma e em consciência, primando sempre pela honestidade e pelo respeito mútuo. Só assim conseguirei o melhor aluguer possível, e o maior lucro desejável para o meu imóvel.





No Comments

Add Comment