Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Arrendamento para estudantes universitários: etapas para encontrar o apartamento perfeito



Quando chega o momento de ir para a universidade há um mundo de novas descobertas. Deixamos a segurança da casa onde crescemos e seguimos rumo a um mundo desconhecido e muito esperado: independência dos pais. Um dos fatores importantes e talvez um dos processos mais complicados é escolher a nova casa, o apartamento que será a morada segura nos próximos anos de estudante universitário. Expomos a seguir as etapas que aconselhamos para que a procura e a consecução do arrendamento seja um sucesso:

 

Etapa 1 - Definir orçamento

Quero muito arrendar o meu primeiro apartamento. Mas o primeiro passo deverá ser afixar o meu próprio orçamento. Desta forma, irei encontrar um valor do aluguer dentro dos meus parâmetros. É justo para ambas as partes, pois ficamos os dois a ganhar. Então, defina qual o valor médio que está disponível para pagar pelo seu alojamento e estipule o máximo a que pode chegar. Assim terá que pesquisar apartamentos dentro do valor que tiver disponível.

 

 

 

Etapa 2 - Só ou acompanhado?

Depois de saber quanto pode pagar, pergunte-se se está disposto a partilhar o apartamento com mais alguém: um amigo, um colega de curso, por exemplo. Assim, juntando o seu orçamento ao orçamento de outra pessoa, poderá garantir um apartamento que está mais de acordo com os seus padrões.

 

Etapa 3 - Definir a zona de procura

De nada serve um apartamento 5 estrelas a 10 km, se não tem transporte público ou privado, para garantir o seu deslocamento. Tendo consciência de como se vai deslocar até à universidade, verifique todas as condições para que possa estar consciente do que será necessário.


Se vai a pé, conheça os atalhos e veja se são de confiança. Uma pequena pesquisa na internet ou com os colegas mais velhos pode ser o suficiente para conhecer os factos.
Se pretende usar transportes públicos, tenha em conta os horários. Caso tenha aulas às 8 da manhã ou precise ficar até mais tarde para um trabalho de grupo, por exemplo, quer garantir que a seguir do encontro tem transporte, certo?


Se o objetivo é usar transporte próprio, verifique os locais de estacionamento disponíveis, se terá facilidade em estacionar ou se será necessário pagar.

Assinale num mapa a sua zona de preferência do apartamento para arrendar.

 

Etapa 4 - Comece a pesquisa

Já sabe o que quer, quanto pode pagar, agora está na hora de pesquisar o apartamento ideal para si. Será o meu? Vamos conversar! Comece por entrar em contacto com o a agência imobiliária para agendar uma visita ao lugar e verificar as condições do arrendamento.

 

Etapa 5 - Marque a visita ao apartamento

A primeira impressão conta muito. É claro que o senhorio do apartamento vai receber o valor mensal da renda, mas, a realidade é que escolhemos quem vai ser o próximo inquilino. Queremos pessoas que respeitem o lugar onde vão estar, que cuidem e que provem que vão poder pagar a renda todos os meses.


Se a visita for de manhã e tiver passado a noite numa festa de caloiros, o seu estado não será o melhor. Se possível, marque a visita num horário que os seus pais possam estar presentes. Pois são eles que vão pagar a renda. São poucos os estudantes que possuem condições de pagar o aluguer, então vai agilizar muito mais o processo se eles estiverem presentes.

 

Etapa 6 - Tenha os documentos necessários para fazer o contrato

É importante ter os documentos consigo para facilitar o processo. Por norma, os principais são: cartão de cidadão,  recibo de vencimento, contrato de trabalho. Depois é necessário garantir que caso não seja o estudante, há alguém que reúne as condições para pagar a renda. O RIA realiza uma prova de rendimentos.


Arrendar apartamento é mais fácil do que parece. Prepare-se e tudo vai correr bem.





No Comments

Add Comment