Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Ar condicionado: 10 erros que podem fazer disparar a fatura da luz



Nos dias quentes todos gostamos de um arzinho fresco. A compra de um aparelho de ar condicionado pode ser excelente. Porém, também pode provocar um aumento nas faturas de luz. Isso deve-se a alguns erros que pode evitar:

 

A localização do aparelho

Se eu colocar o aparelho de ar condicionado próximo de uma janela, ou de uma porta envidraçada, isso fará com que o consumo de electricidade dispare. A entrada da luz solar provoca um aumento da temperatura ambiente, obrigando o aparelho a um esforço acrescido e a um maior consumo de luz.

 

Cobrir o aparelho para torná-lo mais decorativo

Nunca devo tapar o meu aparelho de ar condicionado com nenhum tipo de cobertura, seja textil, plástica ou madeira. Por muito decorativo que possa ser o efeito, a cobertura destas máquinas resulta num maior esforço para produzir frescura, implicando mais despesa na fatura da luz.

 

 

Deixar janelas e portas abertas

Durante a utilização do ar condicionado, preciso tomar atenção com as saídas de ar. Janelas ou portas abertas de forma permanente, ou intermitente, originam perdas de ar frio. Para compensar, o aparelho trabalhará num nível de potência superior, agravando os custos de electricidade.

 

Optar pela alternativa mais barata

Se optar pelo modelo mais barato da loja, posso estar a cometer outro erro clássico. Normalmente os aparelhos mais baratos do mercado, não são os mais eficientes em termos de desempenho energético. Devo ler com toda a atenção o folheto explicativo, e procurar saber qual a categoria energética a que pertence o aparelho, e qual o custo estimado de funcionamento.

 

Colocar de lado a ventoinha

Desistir da ventoinha, pode prejudicar o resultado do desempenho do aparelho de ar condicionado. Usar em simultâneo a ventoinha e o ar condiconado, é uma óptima estratégia para rentabilizar a prestação de ambos. O ambiente refrescará mais depressa, e o aparelho de ar condiconado gastará menos.

 

Esquecer de desligar o aparelho

Não devo deixar o ar condionado ligado durante longos períodos de tempo. Para além de correr risco de sobreaquecimento, acabo por provocar um aumento no consumo de energia eléctrica. A alternativa é regular o temporizador para ligar e desligar de forma automática, dentro de determinados períodos de tempo.

 

Deixar desligado durante muito tempo

Deixar o aparelho desligado durante dias, também pode ser prejudicial. Por causa disso haverá um maior esforço do aparelho quando for ligado à corrente eléctrica. A lubrificação do sistema, e os fluídos refrigerantes destes aparelhos necessitam um uso mais regular.

 

Limpeza deficitária

Não limpar o aparelho de ar condicionado com moderação implica um maior consumo de luz. O pó que se agarra ao aparelho e entra pelas frestas, pode obstruir a circulação do ar, sobrecarregando a máquina. Os filtros também precisam de ser limpos e têm de ser substituídos com regularidade. Sem estes cuidados de manutenção o aparelho consome mais luz.

 

Temperaturas muito baixas

Tentar arrefecer o ambiente de forma rápida constitui outro erro muito comum. Escolher os níveis de temperatura mínima obriga a um esforço acrescido do motor, e leva a um aumento do consumo de energia elétrica.

 

Uso de aparelhos que libertem calor

Utilizar o forno do fogão, ou o secador da roupa em simultâneo com o aparelho de ar condicionado não resulta bem. Qualquer aparelho que produza calor provoca o aumento da temperatura ambiente, o que obriga o ar condicionado a muito mais esforço do que em condições normais. Dessa forma o uso de luz intensifica-se bastante.

 

Se não cometer nenhum dos 10 erros acima descritos, poderei usufruir de um ambiente refrescante e agradável na minha casa, sem ter que por isso pagar quantias exorbitantes na fatura da luz.


RIA_ARTIGO_85.jpg 




No Comments

Add Comment