Alugar casa implica que se pense em variados aspetos, antes, durante e depois de formalizado o contrato. Venha conhecer 7 dicas essenciais para quem pretende arrendar o seu imóvel.
O mercado do arrendamento pode ser muito vantajoso para os proprietários. Em grandes cidades, principalmente, a grande procura faz com que esta seja uma forma muito favorável de garantir alguns rendimentos extra, principalmente se tiver um imóvel vazio.

Ainda que possa ser muito positivo, ao alugar casa estará também a correr alguns riscos e, por isso mesmo, deve pensar cautelosamente todo este processo para que todos os passos estejam sob o seu controlo e os resultados sejam, de facto, tão positivos quanto possível.
Hoje, trazemos para si um conjunto de 7 dicas essenciais para alugar casa que poderão ser muito úteis, principalmente para os proprietários mais inexperientes. Venha conhecer as 7 dicas que preparámos para si.
Dica 1: Avalie os prós e contras
Antes de arrendar uma casa, vale a pena olhar para o mercado e fazer uma lista de prós e contras.
Tal como em qualquer outra situação, o arrendamento tem aspetos positivos e aspetos negativos, que deve conhecer e avaliar cautelosamente antes de tomar uma decisão.
Entre as principais vantagens do arrendamento encontra-se o facto de ser uma fonte de rendimento mensal e o facto de uma propriedade habitada acabar por se degradar menos (nomeadamente ao nível elétrico e da canalização) do que um imóvel desabitado.
Entre as desvantagens está, por exemplo, o risco de se cruzar com um inquilino incumpridor, que não pague as rendas ou tenha ações nocivas no espaço, que contribuam para a sua deterioração.
Dica 2: Pondere preparar a casa para arrendar
Se a sua casa precisa de pequenas obras para garantir que está em condições para arrendar, pondere fazê-las.
Por vezes, pequenas obras de manutenção, como a troca de maçanetas estragadas ou uma pintura das paredes pode aumentar o preço da habitação, tornando-a mais rentável para o proprietário.
Dica 3: Garanta que tem tudo o que precisa
Hoje em dia, para arrendar casa existem documentos que deve ter em sua posse para apresentar aos futuros inquilinos.
É muito importante que consulte todos os documentos formais para garantir o cumprimento das normas, antes de formalizar um arrendamento.
Um exemplo de um documento essencial é o certificado energético da habitação.
Dica 4: Avalie cuidadosamente o potencial inquilino
Terá, certamente, vários interessados na sua propriedade e avaliar a sua capacidade de cumprir os pagamentos é fundamental.
Procure avaliar os rendimentos dos potenciais inquilinos, nomeadamente pelos últimos recibos de vencimento ou a mais recente declaração de IRS.
Dica 5: Peça garantias
Além de fazer uma análise dos rendimentos do seu inquilino, pedir garantias também é muito importante antes de arrendar a propriedade.
Pedir o pagamento de uma caução, solicitar que sejam apresentados fiadores ou pedir contactos de antigos senhorios poderá ajudar na tomada de decisão, apresentando garantias que asseguram que está perante inquilinos cumpridores.
Dica 6: Siga os procedimentos legais para formalizar o arrendamento
Garanta que todo o processo do arrendamento é feito dentro dos termos legais. Para isso, não só deve garantir que é formulado um contrato, como deve declarar este arrendamento às finanças e formalizar cada pagamento, passando um recibo ao seu inquilino.
Manter tudo em termos legais contribuirá para que seja protegido, em caso de futuro incumprimento por parte dos habitantes da sua propriedade.
Dica 7: Deixe abertos canais de comunicação
Se possível, mantenha os canais de comunicação entre si e o inquilino abertas, de forma a estabelecer uma relação positiva.
Isto ajudará a garantir que o seu imóvel é preservado e acautelará eventuais incumprimentos, gerando uma relação de confiança entre as portas.