
Os acidentes domésticos são uma ocorrência mais comum do que muitos imaginam, mas, felizmente, é possível evitá-los ou reduzir bastante seus riscos com alguns cuidados fáceis de adotar no dia a dia. Pensando nisso, a seguir está uma seleção com os acidentes mais comuns e dicas de como se prevenir para que os mesmos não aconteçam em casa.
Queimaduras
Um dos maiores riscos quando o assunto são os acidentes em casa são as queimaduras feitas no fogão. Geralmente, esse tipo de ocorrência envolve crianças pequenas, que ao mexer nas panelas quentes, viram o conteúdo destas sobre si.
Para evitar que isso aconteça, os pais e responsáveis devem ter o cuidado de deixar os cabos das panelas voltados para dentro, pois assim as chances de crianças pequenas conseguirem puxá-los é bem menor.
Intoxicação causada por produtos de limpeza
A intoxicação provocada por produtos de limpeza também é algo que envolve especialmente crianças pequenas. O grande risco é que, ao ter acesso a esse tipo de produto, as crianças o coloquem na boca, o que pode levar a um quadro de intoxicação grave. Em casos como esse, é preciso levar a criança imediatamente até um posto de atendimento médico.
No entanto, para evitar esses acidentes domésticos, o ideal é guardar os produtos de limpeza em armários no alto, onde as crianças e até mesmo animais domésticos, não tenham qualquer acesso. Nas residências em que isso não é possível, a alternativa é trancar o local com esses produtos com cadeados ou trincos.
Quedas
Cair é algo que pode acontecer durante qualquer momento da vida, mas para pessoas com determinados problemas de saúde, crianças ou idosos, as quedas podem se tornar acidentes graves, sendo preciso tomar certos cuidados para evitá-las. O ideal, por exemplo, é dar preferência aos tapetes antiderrapantes, que reduzem o risco de escorregar ao pisar, colocar corrimãos nas escadas e barras de apoio nos chuveiros.
Inalação de gás
Às vezes, com a pressa do dia a dia, as pessoas acabam esquecendo o gás encanado ligado, o que pode causar vazamentos de gás, especialmente quando há crianças em casa que podem mexer nos botões do fogão sem que ninguém perceba. Para que isso não ocorra, o mais indicado é manter o registro do gás sempre fechado após o uso. Nas casas em que o gás não é encanado, se possível, o ideal é colocar o botijão na parte externa. Assim, em casos de explosões e vazamentos, os mesmos não irão afetar diretamente os moradores.
Afogamentos
Os afogamentos representam uma parcela considerável dos acidentes domésticos e são um risco especialmente para as crianças. As pessoas que possuem piscinas em casa devem ter o cuidado de mantê-las cobertas ou bloquear sua entrada com um portão trancado. Vale destacar, no entanto, que os afogamentos de crianças também podem acontecer em banheiras, bacias e baldes, ainda que estes estejam com um nível de água mais baixo. Para evitar qualquer risco, o ideal é não deixar esses recipientes com água sem que haja uma supervisão.
Choques elétricos
Esse é um acidente doméstico que pode afetar pessoas de qualquer idade e que exige alguns cuidados no dia a dia. Primeiramente, ao usar aparelhos elétricos e eletrônicos, é recomendável desligá-los e desenvolver o hábito de conectá-los e desconectá-los da tomada através do plugue e não pelo fio. Nas casas com crianças, também é recomendável instalar protetores de tomadas se as tomadas do local não estiverem de acordo com o novo padrão estabelecido pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o qual tem o intuito justamente de padronizar as residências e reduzir o uso de plugues e adaptadores.