Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

Acidentes domésticos: quais os mais frequentes e como se proteger



Por muito protegidos que pensemos estar dentro das nossas casas, a verdade é que os acidentes podem acontecer. A seguir vamos saber quais os acidentes domésticos mais frequentes, e de que forma nos podemos proteger:

 

Quedas

Cair dentro de casa certamente já nos aconteceu a quase todos. As quedas são acidentes domésticos mais comuns, e podem ter consequências muito sérias.

Para tornar as nossas casas mais seguras, podemos evitar pontas de tapetes e carpetes levantadas, e remover os objectos espalhados pelo chão. Outro cuidado a ter passa por não subirmos aos escadotes que não ofereçam segurança. Cadeiras e bancos não devem ser usados como plataformas de acesso, pois podem virar-se ou partir-se. Subir, ou principalmente descer escadas, ainda que com poucos degraus, deve sempre ser feito com cautela.

 

Choques eléctricos

Apanhar um choque eléctrico numa tomada, ou num aparelho com algum defeito, também acontece com bastante frequência. Para prevenir essa situação perigosa e desagradável, precisamos de manter em boas condiçoes a instalação eléctrica da nossa casa. Proceder à vistoria e manutenção de tomadas, cabos e aparelhos ajuda muito nesse aspecto.

Se não possuirmos a qualificação necessária para proceder a reparações eléctricas, a melhor opção é chamar um profissional habilitado. A maioria dos acidentes relacionados com electricidade, acontecem devido aos amadores que tentam substituir aos electricistas.

 

 

Cortes

Os cortes provocados pelo manuseamento de facas de cozinha ou pela abertura de latas de conservas, também são muito comuns. Esses ferimentos para além de dolorosos, podem, nalguns casos, originar infecções sérias.

Uma forma de nos protegermos é prestando toda a atenção sempre que utilizamos algum instrumento que possa ferir. Em caso de nos ferirmos devemos lavar o corte em água corrente e abundante, e desinfetá-la. Os cortes causados por copos, garrafas de vidro, ou loiças que se partem, são também muito comuns.

Sempre que se parta algum objecto potencialmente cortante, por exemplo vidro, devem remover-se todos os cacos visiveis e depois varrer a área onde se encontrarem mais pedaços, ou aspirar o soalho de forma cuidadosa. 

 

Queimaduras

A cozinha é muito propícia a este género de acidentes. Queimaduras originadas por panelas quentes, superfícies de fornos ou fogões, azeite a ferver, devem ser evitadas.

Utilizar pegas e panelas com material isolante, nunca segurar em nenhum objecto quente com as mãos desprotegidas, e manter uma distãncia de segurança no momento de fritar alimentos em óleo fervente são estratégias valiosas.

Não vale a pena arriscar tocar numa superfíciie que pensamos não estar muito quente. A tolerância ao calor varia de pessoa para pessoa, mas os efeitos das queimaduras são iguais para todos. Nalguns casos, apenas passados alguns minutos se tem a verdadeira noção da extensão da queimadura. Todo o cuidado é pouco.

 

Intoxicações alimentares

Mesmo dentro de casa podemos ingerir alimentos que nos façam mal. Quer seja por estarem estragados, quer seja pela associação errada de alguns deles, a verdade é que muitas intxicações alimentares ocorrem em contexto doméstico.

Para nos protegermos dessas situações convém manter as reservas alimentares da nossa casa sempre em dia. Guardar restos ou sobras de refeições anteriores pode ser uma forma de economia, mas é importante verificar o estado de conservação dos alimentos.

 

Queda de objectos

Ser atingido por objectos em queda é outro dos acidentes domésticos comuns. Muito embora este género de acidente costume ocorrer mais com crianças, que nas suas brincadeiras vão de encontro a armários e móveis, também os adultos podem ser vitimas destas "avalanches" caseiras.

Uma forma de evitar esta situação é manter a casa o mais arrumada possível, sem pilhas de livros, bonecos, ou outros objectos que possam deslizar e perder o equilibrio se tocados. Objectos decorativos colocados à beira de móveis altos também são de evitar. Basta um pequeno encontrão no móvel para provocar a queda do objecto que estiver mais a jeito de cair.

Com atenção e cuidado, muitos dos acidentes domésticos podem ser evitados. Mas quando acontecem, há que tomar os devidos cuidados, e não hesitar, se for necessário, em recorrer aos serviços de saúde e urgências.





No Comments

Add Comment