Esta é a primeira vez no nosso site

RIA informa-o que este Website utiliza cookies próprios e de terceros. Se quiser, pode configurar o seu navegador para ser avisado no ecrã da receção de cookies ou para impedir a instalação dos mesmos, tendo em conta que, desta forma, deixaria de ter acesso a certas funções na Internet.

Deixe a web

 

Notícias RIA

 

8 dicas para poupar nas contas da casa



Quando se pensa em economizar, é preciso considerar que os gatos envolvendo a nossa própria residência podem ser minimizados. Estes respondem por uma fatia expressiva do orçamento e são necessários para o bem-estar de cada um. A boa notícia é que torna-se possível viver bem sem desperdícios. Confira algumas dicas:

 

 

Faça um planejamento periódico dos principais gastos:

Planejar o que será gasto é um bom começo para quem tem o objetivo de poupar. Com as questões relacionadas à casa, o procedimento deve ser o mesmo. É possível tanto elaborar um planejamento mensal, quanto quinzenal ou semanal. A periodicidade dependerá do estilo de cada pessoa, uma vez que algumas recebem seus ordenados por mês e outras a cada semana, por exemplo. Basta que se estime os gastos com cada aspecto da vida na residência.

 

Apague lâmpadas que não forem utilizadas naquele momento:

Esta parece uma dica antiga, mas é de extrema relevância nos dias atuais. O consumo de energia costuma responder por um expressivo percentual em se tratando de gastos domésticos. Além das lâmpadas, o mesmo vale para equipamentos que não estejam em uso, como computadores, por exemplo.

 

Tome atitudes para evitar o desperdício de água:

Assim como a energia elétrica, os gastos com água também podem pesar no orçamento. A economia, neste caso, também poderá ser feita de formas diversas. Os moradores de uma mesma casa poderão evitar o desperdício por meio do consumo consciente, ou seja, desligando torneiras enquanto se escova os dentes, juntando bastante peças de roupas para que sejam lavadas de uma vez, consertando vazamentos em encanamentos, etc.

 

Organize uma lista de compras antes de ir a mercados:

Ir ao supermercado pode reservar surpresas e isso costuma tornar as compras ainda mais caras. Vale destacar que quando se está com fome, é ainda mais fácil optar por alimentos mais atrativos e caros. Desse modo, indica-se que se faça uma refeição antes de ir a estes locais. Organizar uma lista com o que de fato deverá ser comprado é imprescindível para que não se adquira mercadorias supérfluas.

 

Tenha atenção com as despesas do imóvel:

Caso se pague aluguel, é sempre válido pesquisar em outros locais para se encontrar residências em bom estado e com valores mais acessíveis. Para as pessoas que moram em casas próprias, a economia ficará por conta do pagamento em dia de impostos, por exemplo. Em algumas regiões, há abatimentos quando se opta pelo pagamento de determinados tipos de imposto à vista.

 

Coloque à venda itens que não são mais utilizados:

Uma forma de aproveitar até o final os produtos dentro de casa é por meio da venda, quando estes já não são mais de nosso interesse. Certamente estes itens servirão para outras pessoas e o montante arrecadada poderá ser empregado para o pagamento de contas relativas à casa.

 

Resista à tentação de pedir comidas em delivery:

Em um mundo repleto de iguarias, pedir pratos saborosos pode ser algo muito tentador. Não há nada de errado nesta atitude, quando trata-se de algo esporádico. O problema pode existir quando a prática é frequente. Com isso, fazer as refeições em casa costuma render uma economia considerável ao final de cada mês.

 

Pesquise por produtos que estejam em promoção:

Há estabelecimentos que elegem dias da semana para a venda de mercadorias abaixo do preço costumeiro, tratando-se de uma oportunidade de se fazer economia doméstica. Isso abrange desde a alimentação até os produtos de limpeza. É também possível a realização de pesquisas de locais que vendam os mesmos itens a preços mais convidativos.





No Comments

Add Comment